Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

1ª Gincana Filosófica promove união e interação entre os estudantes da Fametro de Parintins

A Faculdade Metropolitana (Fametro) de Parintins realizou na noite desta sexta-feira, 25, a 1ª Gincana Filosófica Universitária e teve como objetivo a execução de atividades lúdicas intelectuais visando pôr em prática os conteúdos estudados na disciplina Filosofia e Ética. No evento feito na própria instituição disputaram sete equipes composta por estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social, Pedagogia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Nutrição. Houve premiação com troféus para a 1ª, 2ª e 3ª colocação.

Na gincana os acadêmicos realizaram tarefas repassadas com antecedência pela Comissão Organizadora desde o dia 21 e na noite de ontem (25/10) fizeram provas relâmpagos respondendo perguntas da área de Filosofia e executando tarefas. Ambas as provas valendo de cinco a 10 pontos. O desempenho dos estudantes foi avaliado e computado por três jurados.

A Comissão Organizadora foi composta pelos professores e servidores da Fametro: Lanira Garcia, Ricardo Cunha, Carlos Gonçalves, Izabel Porto, Lucineli Menezes, Raimunda Calderaro, Erinaldo Barbosa e Rosilene Dácio.

Jurados

Foram escolhidos como jurados da gincana a Ana Paula Mota do Amaral, graduada em Licenciatura em Biologia, pós-graduada em Saúde Pública e pós-graduada em Gestão Ambiental; Francinaldo Torres Rodrigues, conhecido como Naldo Rodrigues, graduado em Língua Portuguesa e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e Rizélia Simas de Jesus, graduada em Ciências Contábeis, especialista técnica em Finanças do Setor Público e em Cálculos Trabalhistas.
Entre as provas feitas pelos universitários foram de fantasiar um membro do grupo de Deus da mitologia grega e explicar sobre ele; fazer Stand up com tema filosófico; levar um profissional de Filosofia com a comprovação por meio de certificação de sua formação na área para o mesmo expor a importância da Filosofia no tempo máximo de 3 minutos; apresentar lendas amazônicas já exibidas no Festival Folclórico, entre outras.

Em primeiro lugar da gincana ficou a equipe 2 com 234 pontos. Em segundo ficou a equipe 3 com 233 pontos e na terceira colocação ficaram as equipes 5 e 7, empatadas com 225 pontos.

Para o acadêmico do curso de Ciências Contábeis, José Brasil, 22, membro da equipe que ficou em primeiro lugar, a gincana realizada pela Fametro promoveu união e interação entre os estudantes da faculdade. “Foi uma experiência muito boa porque foi o resultado da união do grupo. Todo mundo se apoiou, correu atrás desde o começo, foi uma equipe muito unida e disposta a vencer desde o começo. Todo mundo com um só objetivo.”, falou o universitário.

A integrante da Comissão Organizadora, Lanira Garcia, avalia a 1ª Gincana Filosófica Universitária de forma positiva. “Esta é a segunda a atividade que estamos fazendo com eles e sentimos o quanto eles se empenharam. Foi pesquisa, envolvimento, educação. A gente fica muito feliz de poder estar aqui e contribuir para a educação de Parintins mais uma vez.”, disse Garcia.

A Fametro de Parintins está localizada na Avenida Paraíba, bairro Itaúna 1.

Texto e Fotos: Gilson Almeida

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.