Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Advogada propõe debate sobre o Indígena e o Contexto Urbano

Segundo Ellen Estefany, o objetivo é debater sobre o indígena e suas relações sejam positivas ou negativas no contexto das cidades, do contato com a vida urbana.

Os povos indígenas estão cada vez mais próximos e até inseridos em locais urbanos. Pensando nas consequências resultantes dessa relação, a advogada Ellen Estefany de Souza realiza no dia 29 de agosto, às 17h, uma roda de conversa virtual com a temática “O indígena em contexto urbano e o direito à cidade”. O debate será transmitido ao vivo por plataformas das redes sociais.

]

Segundo Ellen Estefany, o objetivo é debater sobre o indígena e suas relações sejam positivas ou negativas no contexto das cidades, do contato com a vida urbana. “Eu creio que vai ser uma conversa muito produtiva. É de suma importância para nossa sociedade. Nesse tempo de pandemia os povos indígenas ficaram meio esquecidos e nós precisamos trazer à tona essa temática, essas pessoas, essas vozes, esses rostos que são tão importantes para nossa sociedade”, destaca a advogada.

A roda de conversa vai contar com participação de uma das lideranças indígenas da região do Baixo Amazonas e atuante em Parintins, o indígena Sateré-Mawé, Josias Sateré. “O tema dá vez e voz ao indígena, já que o processo de colonização foi tão forte e está enraizada até hoje. Esse indígena precisa ter participação ativa na cidade”, disse Josias Sateré.

O líder conta que é preciso esclarecer muitos pontos sobre o que se pensa do indígena. “Muito se fala que o indígena migra de suas aldeias para as cidades, mas, na realidade, o que acontece é o indígena retornando para suas antigas aldeias. Essa aldeia, transformada em cidade, é o espaço hoje de afirmação étnica, cultural e também para o exercício da cidadania”, explica.

O link da roda de conversa estará disponível na biblioteca do Instagram @rem_adv minutos antes de iniciar. O evento também será transmitido pelo Facebook na página REM Sociedade de Advogados, bem como pela pelas redes sociais da advogada Ellen Estefany.

No dia 09 de Agosto comemora-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

Eldiney Alcântara

Fotos: Divulgação

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.