Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Agosto Dourado: Márcia Baranda solicita implantação do Banco de Leite Materno para Parintins

Agosto é o mês de incentivo à criação de Bancos de Leite Materno, o alimento mais completo a ser oferecido exclusivamente para recém nascidos e bebês até 6 meses de idade.

No mês do Agosto Dourado a vereadora Márcia Baranda (MDB)solicitou à Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde que seja Implantado o Banco de Leite Materno no município de Parintins.

Em 2021 a parlamentar pediu o transporte do Leite do Posto de Coleta do Hospital Padre Colombo para ser pasteurizado em Manaus.

Agosto é o mês de incentivo à criação de Bancos de Leite Materno, o alimento mais completo a ser oferecido exclusivamente para recém nascidos e bebês até 6 meses de idade.

“Aqui em Parintins sabemos que temos partos prematuros, cujos bebês ficam internados no Setor de Neonatologia do HJC, e por esse motivo gostaria de pedir que o Banco de Leite Materno funcionasse atendendo todas as etapas que devem compor esse serviço”, justificou a vereadora.

O Banco de Leite Humano (BLH) é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou nutricionista, servindo para atender recém-nascidos prematuros ou Internados por patologias na unidade neonatal, e até mesmo atendo em seus domicílios.

“Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite, basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que dependendo de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1 ml a cada refeição”, explicou Márcia.

Os Bancos de Leite são iniciativas públicas, e o leite materno doado passa por vários processos que envolvem: análise, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite já pasteurizado, ou seja, um rigoroso trabalho antes de ser distribuído

Existem no Brasil, mais de 200 unidades de banco de leite que recebem doações de leite materno de mulheres saudáveis que estejam amamentando e produzam mais leite do que o necessário.

 

Assessoria

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.