Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Alunos do Centro de Educação Infantil Sementinha participam de projeto de leitura na Biblioteca Municipal Tonzinho Saunier

Alunos do Centro de Educação Infantil Sementinha, localizado no bairro Santa Rita de Cássia participam por todo dia de hoje (02) na biblioteca municipal Tonzinho Saunier do projeto de leitura na biblioteca através do lúdico. Pela manhã 53 alunos do maternal ao 2º período participaram de atividades como Hora do Conto, Roda de Leitura, Jogos Educativos nos computadores, Jogos de Montar, Lego e brinquedoteca.

De acordo com a professora Flávia Anselmo, a ideia de criação do projeto surgiu da necessidade de oferecer as escolas do município, sejam elas, públicas ou privadas, os serviços que a biblioteca tem para oferecer, que vão desde biblioteca itinerante, visitas programadas das escolas como parte do projeto leitura na biblioteca, sala de leitura, doação de livros infantis, oficina de origami, desenho livre e pintura, roda de Leitura, a Hora do conto, cineminha na biblioteca, brinquedoteca, varal de poesias, clássicos da Literatura Infantil, programa para arrecadação de livros, acessos à internet/digitação, consultas locais no acervo e de livros para consulta domiciliar.

“Nós criamos essa parceria com as escolas para que as crianças venham em dias normais para utilizarem todas as atividades educativas e culturais da sala de leitura infantil. Temos atividades de incentivo a leitura, a hora do conto, a roda de leitura em que as crianças ficam manuseando os livros para a leitura de imagens e leitura de palavras para as crianças que já sabem ler”, disse a professora Flávia Anselmo.

Segundo a gestora Valderlane Pontes Fonseca, o Centro de Educação Infantil Sementinha atende 163 crianças dividido nos turnos matutino e vespertino do maternal ao 2º período. Disse ainda, que a visita dos alunos e professores faz parte da semana de aniversário de 31 anos do centro de educação infantil. Além disso, ela destacou que a parceria da biblioteca com as escolas é muito importante, pois é o momento em que as crianças saem do ambiente escolar para terem contato com outros locais de aprendizagem.

“A parceria com a biblioteca é de suma importância visto que é um momento que as crianças passam a ter novos conhecimentos, principalmente para aluno do maternal que tem esse primeiro contato. Isso é muito relevante para o conhecimento deles e até mesmo para o conhecimento, por parte dos pais, das atividades realizadas pelo centro de educação infantil”, destacou a gestora Valderlane Pontes.

Para a coordenadora da biblioteca municipal Tonzinho Saunier, Fernanda Andrade Butel, a equipe técnica que trabalha no atendimento aos usuários da biblioteca, conta com todo o apoio da Secretaria Municipal de Educação, para desempenhar um trabalho significativo para a comunidade parintinense, buscando alcançar suas metas para a melhoria e qualidade dos serviços prestados e atividades desenvolvidas.

“Ressaltamos que por orientação do prefeito Bi Garcia do vice-prefeito Tony Medeiros, a Biblioteca Municipal “Tonzinho Saunier” cumpre com sua missão de possibilitar o acesso ao conhecimento e às novas tecnologias, de forma a inserir todos na sociedade da informação, dando oportunidade para que alunos, professores e a comunidade em geral se beneficiem dessa indispensável ferramenta de construção do saber”, disse a coordenadora Fernanda Butel.

Sebastião Torres/Secom Parintins

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.