Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Arte, cultura e lição de vida nas aulas do artista Evanil Maciel

Um ensinamento que vai além de técnicas e estética artística. O curso de Pintura, ministrado pelo artista Evanil Maciel, na programação do Grito da Periferia 2019 trouxe um diferencial para os alunos. Nas aulas, que encerram no fim de semana, no prédio da antiga Ufam, na Praça dos Bois, foi apresentada a técnica de aguada e o nanquim.

Da sua experiência de 40 anos de artista plástico e mais de 35 exposições individuais e coletivas, Evanil apresentou a técnica da aguada com uso da tinta nanquim, diferencial em seu trabalho. Formado em Artes Visuais pela Ufam, ele se diz satisfeito em poder contribuir com a juventude parintinense. “Eu vejo que a juventude é um pouco carente em termos de ocupação. Tenho certeza que quando eles saírem daqui vão estar com outra visão. Quero ver eles daqui a uns dez anos, já vão estar com um certo nome, ae vou pensar: ‘esse ae foi meu aluno’. Isso ae é muito gratificante”, comenta o artista.

O curso foi resultado de uma parceria entre o Instituto Cultural Ajuri e a Associação de Arte Educadores de Parintins, através do evento artístico e cultural Grito da Periferia. “O professor Evanil é uma grande referência daqui de Parintins, com projeção internacional inclusive. É uma alegria muito grande ouvir os depoimentos de inclusão, que revelam a importância de iniciativas como esta”, afirma o coordenador do Grito da Periferia, Marcos Moura.

A programação do Grito da Periferia 2019 “Cultura e Liberdade” prossegue com demais oficinas, palestras e cursos, culminando com apresentações culturais nos dias 12 e 13 de outubro, na Praça Cristo Redentor.

Texto: Eldiney Alcântara
Fotos: Nandes Silva

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.