Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Atendimentos clínicos chegam a 20 localidades do interior de Barreirinha pela UBSF do município

A meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde é ultrapassar a marca de 2,7 mil atendimentos alcançada no último roteiro.

Nos próximos 20 dias a UBS Fluvial de Barreirinha estará atendendo a população ribeirinha de 20 comunidades e Distritos da Zona Rural do município, da região do Paraná do Ramos, Paraná do Limão e adjacências, na quarta viagem do serviço de saúde itinerante oferecido pela Prefeitura Municipal. O serviço da UBSF é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que desde 2017 tem levado a região rural do município aporte em saúde com médicos, enfermeiros, dentista, vacinação, exames laboratoriais, farmácia e assistente social.

No último roteiro da embarcação executado no mês de julho, a equipe de saúde atendeu uma população aproximada de 2,7 mil usuários na região do Ramos de baixo, cobrindo também o Rio Andirá e suas redondezas. A enfermeira Damiza Anselmo, coordenadora da UBSF Barreirinha, detalha como será essa viagem, em meio a pandemia de coronavírus vigente no município.

“A população está com dificuldades de vir até a cidade e outros moradores ribeirinhos enfrentam a distância para conseguir atendimento clínico, sem contar que muitos tem medo de entrar na sede municipal com medo de contrair o coronavírus. Temos uma equipe composta por 23 profissionais e essa viagem teremos um contingente da Vigilância Sanitária para atuar na fiscalização de atividades comerciais e orientar sobre autorização destes estabelecimentos” , esclareceu.

“É a quarta viagem deste ano e torna-se também uma forma de acompanhar e monitorar a saúde da população ribeirinha do nosso município. Iniciaremos o roteiro amanhã em Terra Preta do Limão e vamos passar outras 19 localidades levando esses serviços essenciais de saúde, além de atuar com a Vigilância em Saúde, no monitoramento a Covid-19” , detalhou Jociane Siqueira, coordenadora da Atenção Básica da Semsa.

Fotos: Clemente Valente

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.