Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Baixo Amazonas recebe oficina gratuita de charges e caricaturas

A Oficina será ministrada pelo jornalista e ilustrador Marcelo Rodrigo da Silva e é um oferecimento do Governo Federal e do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Estão abertas até o dia 24 de janeiro as inscrições para a Oficina Charges e Caricaturas Amazônicas. A iniciativa envolve, além da oferta de um curso online com carga de 20 horas, uma exposição física e virtual e, ainda, a publicação de um e-book com as produções dos participantes. São oferecidas 40 vagas gratuitas para residentes da região do Baixo Amazonas (Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá, Parintins, São Sebastião do Uatumã e Urucará). As aulas começam no próximo dia 1 de fevereiro.

As inscrições serão feitas apenas por meio do formulário online que está disponível no perfil da oficina no Instagram (www.instagram.com/chargesecaricaturasamazonicas), na página do Facebook (www.facebook.com/chargesecaricaturasamazonicas), ou no link https://docs.google.com/forms/d/1mGV5hoVmKVNihTQ1eniB-uqN4trdEBwIwF1_suwSu8s/edit

Entre os requisitos exigidos para inscrição está a apresentação de comprovante de residência em um dos sete municípios da região do Baixo Amazonas. Caso o comprovante não esteja em nome do participante, também deve ser enviada, em um mesmo arquivo, uma declaração do titular do comprovante. 

A Oficina será ministrada pelo jornalista e ilustrador Marcelo Rodrigo da Silva e é um oferecimento do Governo Federal e do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O projeto é fomentado pelo Prêmio Feliciano Lana, promovido pela Lei Aldir Blanc. 

Serão emitidos certificados apenas para os participantes que cumprirem o mínimo de 75% das atividades da oficina. ao final, cada aluno produzirá, como critério de conclusão da disciplina, uma caricatura e uma charge. 

O projeto tem o objetivo de oferecer técnicas para o aprimoramento do processo de criação de charges e caricaturas por artistas visuais do interior do Amazonas. Também pretende dar mais visibilidade para esses profissionais criativos como forma de estimular a produção artística desses gêneros gráficos.

O conteúdo programático da oficina compreenderá seis módulos: história e conceituações das charges e caricaturas; linguagem e produção de sentidos; técnicas de desenho de caricaturas; técnicas de criação de charges; técnicas de pintura digital; e charges, caricaturas e elementos culturais da Amazônia. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]

Perfil do ministrante:

Marcelo Rodrigo é jornalista e ilustrador. É especialista em Marketing (Facisa), mestre em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB) e doutor em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). Atuou como chargista e ilustrador para instituições como Jornal A União (3º mais antigo do Brasil ainda em circulação), Jornal Correio da Paraíba e Assessoria Nacional de Comunicação da Geap Saúde, em Brasília. É docente do curso de Jornalismo do Icsez/Ufam, em Parintins. 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.