Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Barreirinha atinge índice positivo em qualidade da água para consumo humano

Para assegurar que a água que chega as torneiras tem boa procedência o monitoramento é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Vigilância em Saúde de Barreirinha, como recomendado pelo Ministério da Saúde.

O município de Barreirinha está entre as sete localidades do Amazonas que atingiram a meta no monitoramento da qualidade da água para consumo humano em suas localidades, de acordo com informações da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Para assegurar que a água que chega as torneiras tem boa procedência o monitoramento é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Vigilância em Saúde de Barreirinha, como recomendado pelo Ministério da Saúde.

As equipes do Vigiágua realizaram estudos em 06 PTs do SAAE, UBS, Hospital e Escolas, não somente da sede do município, como também da zona rural, uma vez que o acompanhamento permite a identificação de fatores de riscos e a definição de estratégias para melhoria da situação, além do acompanhamento dos impactos resultantes das medidas implementares.

Entre os municípios do Baixo Amazonas em que o programa está implantado (Parintins, Maués e Barreirinha), apenas Barreirinha atingiu a meta de 100% pelo segundo ano consecutivo. As outras seis localidades que também atingiram a meta foram Atalaia, Codajás, São Paulo Olivença, Tabatinga, Tefé e a capital Manaus.

Campanha de vacinação “Antirrábica”

A FVS em Barreirinha também realiza o controle de doenças em animais domésticos com Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos, que este ano ocorreu no período de julho a setembro na área rural do município abrangendo as regiões do Paraná do Ramos e Andirá, e na área urbana teve encerramento no dia 27 de novembro de 2020.

No município todo foram vacinados mais de 4,4 mil animais, entre cães e gatos receberam doses da vacina que previne a transmissão da raiva para humanos. De acordo com Leopoldo Tavares, coordenador da gerência da FVS, as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde foram superadas em Barreirinha.

“Quero agradecer o compromisso da gestão da Prefeitura Municipal de Barreirinha e da Secretaria Municipal de Saúde em atender todas as demandas e necessidades da Coordenação de Zoonoses para que esse trabalho fosse realizado com sucesso. Aos vacinadores e registradores que fizeram parte da equipe de Vacinação, aos agentes de saúde da Zona Rural que sempre estão dispostos a nos ajudar nas ações realizadas nas comunidades e Distritos” , frisou.

Decom BAE

Fotos: Divulgação

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.