Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Barreirinha une esforços para a implantação do Sistema Municipal de Cultura e consolidação da Política Cultural do Município

O prefeito Glenio Seixas reforça a importância da valorização da cultura no município, visto que Barreirinha tem grande potencial artístico e cultural que merecem destaque.

A prefeitura Municipal de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente (SEMCTRAM), mobiliza a classe artística e sociedade civil para instituição do Sistema Municipal de Cultura, neste mês de março.

A implantação do Sistema Municipal de Cultura de Barreirinha, distante de Manaus 330.09 km em linha reta, tem especial atenção e esforços concentrados pela SEMCTRAM, devido importância enquanto instrumento de planejamento, coordenação, execução, supervisão e avaliação da política cultural de Barreirinha. É por meio dessa ferramenta que o município ingressará aos Sistemas Estadual e Nacional de Cultura e poderá formar uma rede de investimentos financeiros envolvendo o Governo do Estado, a Secretaria Nacional da Cultura, bem como as organizações da sociedade civil.

O prefeito Glenio Seixas reforça a importância da valorização da cultura no município, visto que Barreirinha tem grande potencial artístico e cultural que merecem destaque. “Sabemos que nosso município demanda de uma diversidade de manifestações culturais e prezamos pela manutenção destas vertentes, por isso é importante também, que as esferas que cuidam dos recursos voltados ao setor cultural também reconheçam que em nossa região, Barreirinha não fica atrás, precisa desse olhar especial também, com os esforços das nossas equipes técnicas iremos alcançar bons resultados” disse o prefeito.

Para o Secretário de Cultura, Turismo e Meio ambiente, Eronildo Cabral, a cultura é a expressão dos saberes do povo de Barreirinha, que é multicultural. “A cultura nasce de uma necessidade de expressão e comunicação dos saberes e vivências do povo. É por meio da cultura enraizada nos conhecimentos, hábitos e expressões artísticas do povo barreirinhense que iremos demonstrar a beleza de um local tão rico, onde temos uma sociedade multicultural e ainda geraremos renda. No município de Barreirinha temos os urbanos, os ribeirinhos, os indígenas e quilombolas. Cada povo tem riquezas que precisam ser valorizadas, reconhecidas e preservadas. O objetivo do Sistema Municipal de cultura é reconhecer, cuidar e repassar esses saberes, com suas diversidades e identidades peculiares, e gerar renda aos trabalhadores da cultura”, afirma.

O Sistema Municipal de Cultura (SMC) integra o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e se constitui no principal articulador, no âmbito municipal, das políticas públicas de cultura, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federados e a sociedade civil.

A Prefeitura Municipal de Barreirinha está seguindo todas as indicações do Sistema Nacional de Cultura. Para isso, a Secretaria de Cultura e membros da sociedade, organizaram informações das demandas culturais e as reuniram em projetos de Leis para a criação do Sistema Municipal de Cultura, do Fundo Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura. Esses projetos seguem agora para o Gabinete do Prefeito onde será instruído o processo administrativo junto à controladoria e procuradoria do município e, posteriormente, para a Câmara de vereadores de Barreirinha na busca de legalizar a política cultural do Município.

Aliado as aprovações e promulgações das leis, está sendo feito pesquisas entre os trabalhadores da cultura barreirinhenses da cidade e interior desde o 2º semestre de 2019, por meio de questionários, para congregar informações sobre a realidade cultural de Barreirinha, a fim de compor o Diagnóstico Cultural do Município e, por fim o Plano de Cultura.

Por meio dessa mobilização do poder público municipal, trabalhadores em cultura e sociedade civil, a SEMCTRAM espera ter diálogos com o cenário cultural para gerar ações e consequências efetivas, buscando a consolidação da área cultural de Barreirinha.

 

Ascom de BAE

Foto: Divulgação

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.