Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Basquete do Amazonas estreia com vitórias na Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros, em Manaus

A Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) já começou, e o Amazonas entrou com o pé direito na competição. Nas disputas de basquetebol feminino e masculino de terça-feira (06/08), primeiro dia de competições, as equipes da casa deram show e venceram os times adversários. O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

“O esporte universitário cada dia surpreende mais e o Amazonas mostrou força e garra neste primeiro dia de competições. Acredito no potencial dos nossos atletas e sei que teremos excelentes jogos no Regional”, comentou o secretário da Sejel, Caio André de Oliveira.

A primeira vitória do Amazonas na competição ficou com a equipe de basquetebol feminino do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), que atropelou o time da Universidade Federal do Amapá (Unifap) por 123 a 15. Feliz pela primeira conquista no Regional, a armadora e capitã do time, Camila Reis, falou sobre a expectativa para a competição.

“Foram meses de treino e preparação para a Conferência Norte. A equipe está entrosada, a vontade de vencer sempre vai prevalecer e vamos buscar essa classificação dentro de casa. Mesmo com a vantagem de ter uma torcida que nos apoia, sabemos da responsabilidade de representar o Amazonas, então vamos buscar essa classificação”, afirmou.

Para o técnico da equipe, Bruno Parente, o foco será a chave para o bom desempenho do Amazonas na competição.

“As meninas tem muito talento e já tem bastante experiência no JUBs. Em 2018, alcançamos o primeiro lugar nas etapas estadual e regional, e ficamos entre as sete melhores equipes do Brasil nos Jogos. Mesmo com esse histórico, nossas principais armas serão o foco e a determinação do time no objetivo principal, que é o passaporte para a etapa nacional, em Salvador. Sabemos da qualidade das outras equipes, mas buscaremos repetir o feito do ano passado e chegar à fase nacional”, explicou.

Quem também trouxe um resultado positivo foi o time de basquete masculino do Ciesa, que venceu por 54 a 43 o Centro Universitário Unimeta, do Acre. Satisfeito com a atuação da equipe, o ala/armador Matheus Robustelli falou da expectativa para os próximos duelos.

“A vitória de hoje serviu de estímulo para que continuemos dando o nosso melhor sempre. Vamos focar na competição e trazer orgulho para o Amazonas”, garantiu o atleta, que lembrou que o grupo vai manter os pés no chão. “Temos grandes jogos pela frente e sabemos que para garantir uma vaga na etapa nacional precisamos conquistar o nosso espaço. Contamos com a torcida amazonense, que fará muita diferença”, garantiu.

Perseverança – Quem também estreou na competição foi a equipe de voleibol feminino do Ciesa, que acabou tropeçando no primeiro jogo e foi derrotada pela Estácio Amazônia, de Roraima, por 3 sets a 2, com parciais de 25/22 (1º) e 25/17 (2º) para o Amazonas e 25/21 (3º), 25/21 (4º) e 15/13 (5º) para a equipe roraimense. Mesmo com o resultado desfavorável, o técnico Ângelo Nascimento avaliou a atuação do time como positiva.

“Este foi apenas o primeiro jogo e ainda teremos muito trabalho pela frente. O grupo passou por uma reestruturação, mas está unido, focado, tem talento e com certeza buscaremos os melhores resultados nas próximas partidas”, destacou.

Avaliação – De acordo com a presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lílian Valente, o primeiro dia de Jogos superou as expectativas.

“A competição está bem tranquila, graças a Deus, com tudo funcionando a contento e do jeito que foi planejado”, ressaltou ela, que falou ainda sobre as vitórias desta terça-feira (07/08). “Em relação às competições, o basquetebol feminino deu show e venceu com um placar alargador. Da mesma forma fez o basquete masculino, que também saiu vitorioso. Infelizmente o vôlei feminino não teve sucesso, mas jogaram muito bem e ainda tem muita coisa pela frente. Hoje tivemos um primeiro dia positivo não apenas do evento em si, mas também por conta do desempenho das equipes amazonenses”, concluiu.

Disputas – Na quarta-feira (07/08), começam os jogos do segundo dia de competições. Entre os locais de disputas estão o ginásio Reneé Monteiro, localizado no bairro Chapada, zona centro-sul, com a modalidade voleibol; a Arena Poliesportiva do Amazonas (Amadeu Teixeira), localizada no bairro Flores, zona centro-sul, com o basquete; o ginásio do Atlético Rio Negro Clube, localizado no bairro Centro, zona sul, com a modalidade handebol; e a Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, com o futsal.

Fases – Desde o ano passado, os JUBs passaram a ser realizados em três fases. Em Manaus, a fase estadual ocorreu de 1º a 31 de maio. Esta etapa regional teve início na segunda-feira (05/08) e segue até o sábado (10/08). As equipes classificadas participarão da fase nacional, que será realizada de 21 a 28 de outubro em Salvador – BA.

Participação – Com a participação de aproximadamente 800 atletas universitários de 28 instituições de ensino superior público e privado, a Etapa Regional do JUBs conta com a participação dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.

Boletim – Segue em anexo o boletim com os resultados do primeiro dia de competições e os próximos jogos da Etapa Regional do JUBs.

Foto: Mauro Neto / Sejel7

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.