Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Campanha “Janeiro Roxo” Equipes de Saúde promovem atividades na Delegacia de Polícia de Barreirinha

Dando continuidade à programação da Campanha de Prevenção e Combate a Hanseníase, o “Janeiro Roxo”, a Coordenação de Hanseníase que fica no Centro de Saúde Giovanna Galli, promoveu na manhã desta quinta-feira, 17 de janeiro, atividade na Delegacia de Polícia, com realização de vacinas, testes rápidos, consultas de enfermagem e orientações educativas, para alertar os detentos sobre a importância da realização de exames e detecção precoce da hanseníase, atividades que foram realizadas pelo coordenador do programa e atividade laboral com a educadora física do “NASF”.

O momento teve a participação dos Agentes Comunitários de Saúde da UBS Clemência Lucas e Giovanna Galli, Educadora Física Marta da equipe do NASF, profissionais da Sala de Vacina, coordenada pela enfermeira Camila, Enfermeira Sandrine Silva e Coordenação de Hanseníase Felipe Souza, junto aos profissionais da Polícia Civil e Polícia Militar do Município de Barreirinha.

“A atividade é uma das estratégias que tem a finalidade de despertar a conscientização de todos sobre os sinais e sintomas da hanseníase, orientando para que procurem realizar os exames dermatológicos. Pois é essencial detectar precocemente a doença, evitando as sequelas irreversíveis que podem surgir”, afirmou o Coordenador de Hanseníase do Centro de Saúde Giovanna Galli, Enfermeiro Felipe Lopes de Souza.

Até o final de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará realizando a intensificação das atividades de busca ativa de casos suspeitos, exames dos contatos domiciliares e sociais de pacientes, mobilização de profissionais de saúde nas atividades de divulgação de sinais e sintomas da Hanseníase.

“Todas as Unidades de Saúde têm implantado o Programa de Controle de Hanseníase e os profissionais estão habilitados para realizar a sensibilização da população sobre a doença, fazer o exame clínico, iniciar e acompanhar todo o tratamento do paciente. O trabalho é realizado na rotina de serviço durante o ano, mas aproveitamos a campanha do ‘Janeiro Roxo’ para reforçar ainda mais as ações do programa, principalmente no que se refere ao diagnóstico precoce”.

Educação em Saúde
O que é a Hanseníase?
A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível, causada pelo bacilo de Hansen.
Como é transmitida?
A transmissão acontece de uma pessoa infectada com o bacilo, que não esteja recebendo tratamento, para uma pessoa sadia, por meio de secreções nasais, tosses e espirros.

Sinais e Sintomas
Manchas na pele (brancas, avermelhadas ou amarronzadas) que apresentam perda da sensibilidade à dor, ao calor, ao frio e ao tato, são um dos sintomas mais frequentes da doença.

Prefeitura de Barreirinha

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.