Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Caprichoso é homenageado pela Aleam no Dia Nacional da Cultura

O presidente Jender Lobato recebeu o certificado pela brilhante contribuição que o Boi Caprichoso desenvolve em prol ao desenvolvimento cultural da sociedade amazonense.

O Boi-Bumbá Caprichoso foi homenageado na manhã desta sexta-feira, 05, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) pela passagem do Dia Nacional da Cultura. A propositura da sessão especial é de autoria do deputado estadual e presidente da Comissão de Cultura da Assembleia, Saullo Vianna (PTB) que entregou ao presidente do bumbá, Jender Lobato, o certificado de reconhecimento pela brilhante contribuição da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso em prol do desenvolvimento cultural no âmbito da sociedade amazonense.

O Boi Caprichoso com o tripa Alexandre Azevedo, Marujada de Guerra, o Corpo de Dança Caprichoso (CDC) e o amo campeão do Festival, Prince do Caprichoso, levaram alegria e muita animação no plenário Rui Araújo com a chamada do Boi, a toada Povo Festeiro da Ilha e versos de desafios.

Durante a sessão autoridades e parlamentares se pronunciaram destacando a força da cultura amazonense. Outros folguedos da cultura amazonense também fizeram parte das homenagens.

O deputado estadual Saullo Vianna lembrou que o Festival de Parintins mantém viva a chama da cultura amazonense passando de geração em geração. Ele citou a filha de 3 anos que assiste e dança com as apresentações do boi Caprichoso. “Ela já tem no sangue e a gente tem exemplo de outras crianças que gostam do nosso festival, que gostam da nossa música e isso com itoda a certeza vai fazer com que a nossa cultura se fortaleça e viva aí pelo menos mais cem anos”, afirmou.

O presidente Jender Lobato abriu seu discurso na tribuna do plenário falando de esperança após enfrentar a maior crise sanitária mundial do século. Ele destacou que o Boi Caprichoso a partir do último sábado, durante sua festa de aniversário, quando foi realizada o maior evento de boi-bumbá fora de época, iniciou um novo ciclo que deu inicio a preparação para o Festival Folclórico 2022. Sobre o Dia Nacional da Cultura frisou que um dos motivos de comemoração desta data é a vitória sobre a pandemia. “Muitas pessoas que já estiveram aqui, hoje não estão mais. Mas nós continuaremos lutando pela cultura do nosso estado e do nosso país”, frisou.

 

Texto: Carlos Alexandre
Fotos: Analu Vieira

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.