Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Celebração de 83 anos do Touro Preto de Barreirinha emocionou torcedores no último domingo

A Live foi marcada por momentos marcantes que ressaltaram a tradição percorrida pelo Touro em mais de oito décadas.

Em transmissão virtual no último domingo (13), a Associação Folclórica Bumbá Touro Preto, celebrou os 83 anos de fundação da criação de Paulo Beltrão, o boi de pano com história iniciada no sítio de Vila Nova, no Paraná do Ramos e conquistou os corações dos torcedores azulados de Barreirinha (distante a 331 km de Manaus). O evento foi exibido nas redes sociais e teve duração de pouco mais de 2 horas e entre as atrações da Live, estiveram presentes o apresentador oficial, Marcos Felipe, levantador de toadas, Andrei Gomes, itens oficiais, banda oficial do Bumbá e Corpo de Dança do Touro Preto (CTDP).

A Live foi marcada por momentos marcantes que ressaltaram a tradição percorrida pelo Touro em mais de oito décadas. O músico, Francenildo Mesquita representou os trovadores do passado entoando toadas antológicas, a velha guarda foi homenageada em um VT feito com base em relatos históricos retratando como era realizada a brincadeira no passado.

No repertório montado pelo Conselho de Artes, toadas que marcaram época e levaram a nação azulada ao delírio nas arquibancadas do Touródromo em Festivais passados. A surpresa da noite foi o anúncio da contratação do toadeiro, Gabriel Tavares, que a partir de agora passa a integrar o quadro de cantores da agremiação.

Para a presidente da agremiação, Eligelze Costa, afirmou que a tradição foi mantida mesmo com as adversidades que o município vivência. “Enfrentamos recentemente os efeitos de uma grande enchente e a pandemia que nos obriga a ficar mais reclusos e não fazer grandes eventos, que era nosso desejo nesse dia tão especial, mesmo com as dificuldades nos propomos a fazer essa live e foi um sucesso, estou feliz com o resumo obtido e pela alternativa de manter a tradição do aniversário do boi de Paulo Beltrão”, completou.

Ao fim da programação todos os itens e convidados cantaram os parabéns ao aniversariante do dia, que foi concluída com muita alegria e emoção. O Touro Preto disputa ao Festival Folclórico de Barreirinha e detém o total de cinco títulos.

 

Fotos: Clemente Valente
Texto por: Kalloan Lopes

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.