Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Cetam e Sempa qualificam produtores rurais de São João do Jacú para criação de galinha caipira

O titular da Sempa, Tião Teixeira, a gerente acadêmica do Cetam Parintins, Francy Lima, entregaram os certificados aos concludentes do curso no sábado (14).

Compreender os conhecimentos e técnicas de boas práticas de construção de galinheiro, manejo sanitário, alimentar produtivo, corte de bicos e vacinação de aves, de acordo com as normas de saúde e segurança, para a produção de galinha caipira de qualidade. Esses foram os aprendizados adquiridos por mais de 10 produtores rurais da comunidade São João do Jacú no curso de avicultura caipira de corte e postura (ovos) oferecido pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em parceria com a Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa).

A qualificação profissional, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), para fomentar a economia das famílias nessa área do Rio Uaicurapá, foi ministrada pela instrutora, zootecnista Kaila Cerdeira, no centro social da comunidade. O titular da Sempa, Tião Teixeira, a gerente acadêmica do Cetam Parintins, Francy Lima, entregaram os certificados aos concludentes do curso no sábado (14). A escassez de alimentos no Rio Uaicurapá motivou o coordenador da comunidade São João do Jácú, Orlanildo Tavares, a solicitar cursos para a criação de animais de pequenos porte.

Osmarina Batista abraçou a grande oportunidade de obter maiores conhecimentos das práticas de criação de galinha caipira. “Para a minha família e minha comunidade, foi um curso muito importante de apoio para a gente produzir, cuidar e criar aves. Vamos repassar os ensinamentos do curso para outras pessoas também”, diz. Claudete Dias dos Santos declara que nunca tinha um curso como esse na comunidade. “Foi uma satisfação para todos nós. Aprendemos a tratar dos pintos, como se faz o corte dos bicos, a parte dos ovos, os bebedouros, a limpeza, conforme o crescimento das aves”, pontua.

De acordo com o secretário Tião Teixeira, o curso de avicultura caipira foi priorizado à comunidade São João do Jacú para incentivar a atividade econômica. “Em rio de água preta, há escassez de peixes e temos que oferecer outra alternativa para essas famílias melhorarem a qualidade de vida”, afirma. A gerente acadêmica do Cetam Parintins, Francy Lima, acredita que o curso vai logo render resultados na vida dos criadores de galinha caipira para abastecer a comunidade e a cidade de Parintins.

 

Fotos: Gerlean Brasil

Secom Parintins

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

..