Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Com homenagens e programação diversificada, Prefeitura de Barreirinha celebrou dia do índio na aldeia Ponta Alegre

O Dia do Índio é comemorado no dia 19 de abril, por este ano a data coincidir com a sexta-feira da Paixão, a Prefeitura Municipal de Barreirinha, por meio do Departamento de Assistência ao Índio e com apoio das Secretarias Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, desenvolveu extensa programação ontem, dia 18 de abril, no Distrito de Ponta Alegre. O evento foi marcado por apresentações de manifestações tradicionais dos Sateré-Mawé na presença de autoridades do município, vereadores, secretários municipais, tuxauas de 20 aldeias indígenas e também, dos comunitários.

O prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, participou da homenagem. Ao discursar aos presentes, enfatizou os investimentos direcionados convertidos em benefícios para o povo indígena ao longo de pouco mais de 2 anos de mandato. “Já avançamos bastante para o desenvolvimento de nossa região indígena, estamos devolvendo energia elétrica para as aldeias onde não chegou o Luz Para Todos, foram entregues 18 geradores novos e onde foi preciso, com minha determinação, alguns equipamentos foram recuperados e agora fornecem energia onde não tinha. Além disso estamos trabalhando para melhorar a cada a saúde, a educação e trazer justiça social para todos”.

A programação continuou ao longo da tarde com competições esportivas de futebol de campo, naipes masculino e feminino, com premiações em dinheiro para os vencedores. Hoje, 19 de abril, a Prefeitura Municipal de Barreirinha, deseja um feliz Dia do Índio a todos os povos indígenas do Brasil, em especial a etnia habitante no território do município, os Sateré-Mawé.

Texto e foto:Secom Bae

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.