Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Com vitória da Educação Inclusiva, alunos com deficiência participam da I Corrida e Caminhada com Guia ” Francinaldo Corrêa”

A programação da semana encerra nesta sexta-feira, 03, com uma cerimônia de certificação dos Cursos de Libras Básico e Intermediário.

A Prefeitura de Parintins, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu na tarde desta quinta-feira, 02 de dezembro, a I Corrida e Caminhada com Guia “Francinaldo Corrêa”. O evento foi uma homenagem ao Tchanga, carismático morador de Parintins que tem síndrome de down, e é conhecido por correr pelas ruas da cidade trajando uniformes esportivos.

A corrida faz parte da programação da semana alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e envolveu alunos com diversas deficiências e seus familiares, além de professores, monitores de AEE e entidades que apoiam pessoas com deficiência em Parintins. A concentração foi na Escola Municipal Beatriz Maranhão.

Aproximadamente sessenta e quatro crianças e adolescentes puderam participar da competição nas categorias Educação Infantil e Fundamental I, divididos em dez baterias. Todos que cruzaram a linha de chegada receberam medalhas. O homenageado Francinaldo Corrêa, como um verdadeiro campeão, recebeu um troféu.

A sobrinha de Francinaldo, Adriana Souza agradeceu pela homenagem. “Achei muito legal a secretaria ter se preocupado com esse momento, porque o Francinaldo vem de um ano muito difícil com a perda da mãe, além da Covid. A família está muito agradecida por esse olhar para ele e para as crianças com deficiência”, disse.

Ao final todos os presentes no evento fizeram um “Arrastão da Inclusão” e celebraram todas as pessoas com deficiência. O secretário de educação Azamor Pessoa destacou o empenho de todos na realização da corrida. “Ver o sorriso de felicidade no rosto de cada criança e seus familiares nos motiva a fazer cada vez mais pela educação inclusiva e por nossos alunos”, destacou.

A programação da semana pelo Dia da Pessoa com Deficiência encerra nesta sexta-feira, 03 de dezembro, dia oficial da data comemorativa, com a cerimônia de certificação de noventa participantes dos Cursos de Libras Básico e Intermediário. Os cursos foram ofertados gratuitamente pela Semed a familiares de alunos com surdez, além de professores e monitores.

 

Texto e fotos: Secom

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.