Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Comando do 11° BPM apresenta produtividade das atividades desenvolvidas na primeira quinzena de dezembro de 2018

Na manhã desta terça-feira (11), o comandante do 11° Batalhão Tenente coronel Luiz Alberto Navarro apresentou um balanço das atividades operacionais e das ações sociais desenvolvidas pela corporação até a primeira quinzena 2018, assim como os projetos a serem implementados no próximo ano. De acordo com a seção de estatística do 11° BPM, os destaques são para os números expressivos obtidos durante a execução da Operação “GUARANIM”, que desde a sua concepção no mês de março, foram abordados 1.684 automóveis, 7.275 motocicletas e 12.537 pessoas que passaram pela revista policial nas áreas de maior incidência de crimes.

Em 10 meses de intensas atividades, o Batalhão “Tupinambarana” contabilizou um saldo positivo nas ações preventivas e repressivas de combate à criminalidade, registrando 1.268 ocorrências de diversas naturezas, durante as ações do Policiamento Ordinário e equipe Força Tática. Somados os números até a primeira quinzena de dezembro de 2018, foram apreendidos 12,5kg de drogas ilícitas (Maconha, Cocaína, Ecstasy e Crack) e 42 veículos recuperados. Nesse período, foram recapturados 09 foragidos da Justiça, apreendidas 14 armas de fogo e apresentadas 1.299 pessoas no 3° DIP.

Na zona rural o 11° BPM reforçou o policiamento nas comunidades pólo, realizou a troca das motocicletas antigas e entregou viaturas novas, Modelo Amarok, para os Distritos do Caburi, Mocambo e Vila Amazônia. No Distrito do Zé Açú, intensificou as reuniões do Conselho de Segurança, sendo realizadas visitas mensais, reduzindo em 80% os índices de criminalidade.

Em 2018 os programas sociais foram prioridade para o comando do Batalhão Tupinambarana; destaque para o Pelotão Mirim e o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD. O Pelotão Mirim que este ano atendeu 300 crianças, foi beneficiado com a quantia de 10 mil reais em multas aplicadas pela justiça, revertido para regularização e compra de materiais, além das parcerias com igrejas, universidades e voluntários. Com relação ao PROERD em Parintins, o programa alcançou um total de 3.371 crianças pertecentes às escolas das redes estadual e municipal de ensino, orientando sobre as consequências e malefícios das drogas.

Acompanhando o Calendário oficial de eventos de Parintins o Batalhão “Tupinambarana garantiu a segurança das principais manifestações culturais e religiosas do Município, com ênfase para o Carnailha, Festa de Nossa Senhora do Carmo e o 53° Festival Folclórico de Parintins, que apresentou uma redução de 45% nos índices de ocorrência, em relação ao ano passado, garantindo a segurança dos parintinenses e turistas, na maior manifestação cultural do norte do país.

Com chegada da temporada de Cruzeiros Marítimos em Parintins, o comando do 11°Batalhão preparou um esquema especial de segurança, reforçando o policiamento nos pontos turísticos e trajetos mais visitados pelos turistas.

Para celebrar o Dias das crianças, o comando do 11° BPM realizou uma grande festa para filhos e netos dos policiais militares, com uma farta distribuição de brinquedos e doces, tendo como atrações palhaços e humoristas, contemplando ainda 400 crianças carentes da ocupação do Pacoal Alagio.

No dia 04 de dezembro o comando do 11° Batalhao deu início à Operação “Boas Festas” com objetivo reforçar o policiamento nas áreas comerciais e bancárias da cidade. Segundo informou o TC Navarro a ação visa garantir a segurança da população que vai às compras nesse final de ano, nas áreas de maior concentração de pessoas, executando o policiamento a pé e motorizado, diminuindo a intranquilidade, coibindo a ação de infratores.

Para o início de 2019, o Tenente coronel Navarro confirmou a implantação do Conselho Comunitário de Segurança na Gleba de Vila Amazônia, assim como o Programa Pelotão Mirim e o Projeto “Natal Solidário” para a Comunidade “Bom Socorro” do Zé Açu. Referente a construção do novo quartel do 11° Batalhão, o comando assegurou que não medirá esforços para sensibilizar o comando da PM, tendo em vista a atual estrutura não manter condições mínimas para o atendimento ao público, como também as atividades rotineiras.

Para o TC Navarro os resultados positivos são fruto do empenho de cada um dos policiais militares que se desdobraram no cumprimento da missão e espera que em 2019 o policiamento possa continuar produzindo excelentes resultados. O comandante finalizou reafirmando o compromisso com a sociedade no sentido de que os esforços e dedicação no novo ano serão redobrados para maximizar os resultados já obtidos, e desejou a todos o parintinenses um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Fonte: Assessoria da PM

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.