Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Combate à Dengue e prevenção contra enchente são temas do 2º Curso Básico de Vigilância Epidemiológica em Barreirinha

O coordenador do Departamento das Vigilâncias, o objetivo do Curso foi alcançado, agradecemos aos participantes, ao apoio do prefeito Glenio Seixas e do Secretário de Saúde Péricles Tavares.

O Departamento de Vigilância em Saúde de Barreirinha, juntamente com a Secretaria de Saúde realizou na última quinta-feira de janeiro (30) o Segundo Curso Básico de Vigilância Epidemiológica com temas voltados para o combate da Dengue, Enchente de 2020 e Qualidade no preenchimento dos formulários de Notificação com os Agentes Comunitários de Saúde do município.

Segundo Leopoldo Pimentel, que está à frente do Departamento das Vigilâncias, esse trabalho de capacitação para os ACS logo no início do ano é muito importante, por que visa levar informações atualizadas de combate a Dengue e a prevenção sobre possíveis surtos de doenças com a chegada da enchente, como também o preenchimento correto dos formulários de Notificação.

“Nosso objetivo maior foi levar informações atualizadas sobre como se prevenir dos Mosquitos transmissores da Dengue, dentre entre doenças, pois estamos num período chuvoso e a água que fica represada nos quintais se torna potencial criadouro do mosquito. Outro assunto abordado no curso foi a enchente que se aproxima, onde falamos sobre a prevenção das doenças diarréicas agudas, que são doenças de veiculação hídricas, que ocorrem por contaminação da água e o uso do Hipoclorito para prevenção de surtos de Diarréias e Dengue”, acrescenta.

“Mostramos através do Curso aos ACS, como é importante ter informações com qualidade nos preenchimentos das fichas de Notificação de Óbito e Nascido Vivo. Posteriormente estaremos capacitando os mesmos no preenchimento de algumas fichas de notificação compulsória, como por exemplo: Ficha de Violência – que são casos que acontecem com muita frequência no município, violência contra crianças, jovens e idosos, Ficha de Atendimento Antirrábico – que trata sobre mordedura de cachorros e gatos. O objetivo do Curso foi alcançado, então meus agradecimentos aos participantes, ao apoio do Prefeito Glenio Seixas e do Secretário de Saúde Péricles Tavares” conclui o Coordenador Leopoldo Pimentel.

Fonte: Facebook/Semsa-BAE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.