Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Conscientização e investimentos marcam o dia do autismo em Parintins

Conduzir com responsabilidade as políticas públicas e valorizar o ser humano de forma integral são características da administração do prefeito Bi Garcia. Nesta terça-feira (02), o ato de cuidar bem das pessoas, foi percebido por todos que marcaram presença durante a recreação alusiva ao dia mundial do autismo. As atividades foram realizadas na chácara do vice-prefeito Tony Medeiros, localizada a estrada Odovaldo Novo. Hidroterapia, equoterapia e trilha sensorial, comandos por profissionais da prefeitura, fizeram parte da programação elaborada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth).

O prefeito Bi Garcia que comandou a programação, disse que além da conscientização do dia do autismo, o momento também de agir. “É o que nós estamos fazendo. Nós estamos trabalhando esse processo de qualificar professores para trabalhar com crianças com algum tipo de deficiência e com os autistas. Já vínhamos há muito tempo desenvolvendo essa atividade com a saudosa professora Paula do Carmo que iniciou esse processo no nosso governo e, por tantas vezes, nós fizemos investimentos mandando professores para os grandes centros aprender e conhecer técnicas para cuidar bem dessas crianças em nossas escolas”, ressaltou.

Os pais que têm filhos autistas em Parintins, denominados de família TEA (Transtorno do Espectro Autista), agradeceram bastante ao prefeito Bi Garcia pela atividade desenvolvida, pois a iniciativa mostrou que a prefeitura está preocupada em cuidar bem das pessoas, independente do tipo de deficiência. França Domingues elogiou a administração municipal pelo trabalho que desenvolve. Esta ação é de um efeito extraordinário para nós pais, pois até pouco tempo eu não tinha muito conhecimento de lidar com meu filho autista, mas quando ele começou a estudar na escola Charles Garcia tudo ficou mais claro. “Os professores estão sempre com a gente e cuidam bem dos nossos filhos. Obrigado ao prefeito Bi Garcia por essa atenção dispensada as crianças autistas de Parintins”, agradeceu.

Como parte da programação, desta terça-feira, o prefeito Bi Garcia fez a entrega de carteiras para identificação de crianças e adolescente com o TEA. Bi Garcia sancionou recentemente uma lei aprovada por unanimidade na Câmara de vereadores, cuja autoria do projeto de lei é do vereador Telo Pinto. Além da carteira, foi estabelecido também que os prédios públicos e privados adotassem e fixasse o símbolo do autismo para que as famílias, com crianças autistas, possam receber atendimento prioritário. A prefeitura contratou o médico neuropediatra Francisco Tussoline para atender crianças autistas em Parintins. Ele é um dos cinco profissionais com essa formação existente no estado do Amazonas. A programação alusiva ao dia Mundial do autista foi organizada pela secretária da Semasth, Zeila Cardoso e toda sua equipe de trabalho.

Aroldo Bruce/Secom Parintins

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.