Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Cultura: Em proposições, Vereador Telo parabeniza Liceu e homenageia artistas

De forma unânime, todas as propostas foram aprovadas.

Amante da Cultura Parintinense, o vereador Telo Pinto (PSDB) apresentou na tribuna da Câmara, na manhã desta segunda-feira, 20 de setembro, proposições voltadas ao segmento. Moções e Indicação foram os documentos elaborados pelo parlamentar.

Por meio de Moção de Aplausos, prestou reconhecimento ao Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Centro Cultural / Unidade Parintins – bem como aos artistas Marialvo Brandão (também à equipe) e Roberto Reis. Ao Liceu, pela passagem de 08 anos em que a Unidade atua no município, com trabalho voltado às diversas linguagens artísticas.

Para o artista plástico Marialvo Brandão pela realização da exposição “Rituais Indígenas”, que compõe a programação de aniversário do Liceu. Com o tema “Desvendando os mistérios alegóricos”, expõem-se maquetes de alegorias de rituais, suas peças e etapas de construção para o Festival de Parintins pelas mãos do artista e equipe, nos anos de 2010 a 2019.

A Roberto Reis pela Exposição “Nossa Arte e Magia que Encanta o Mundo”, que acontece no espaço cultural do Mercado Municipal de Parintins. Em nove telas, exibe Lendas Amazônicas em representação aos módulos alegóricos por ele idealizados e confeccionados para o espetáculo do Festival Folclórico de Parintins, feitos para o bumbá Garantido.

Além das exposições, ambos artistas realizaram oficinas também. Eles tiveram projetos contemplados pelo Prêmio Feliciano Lana, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, como ação da Lei Aldir Blanc no Estado.

Em última propositura, o parlamentar apresentou Moção de Pesar pelo falecimento de seu amigo Raimundo Fernandes Porto, 81 anos, ocorrido no dia 14 de setembro (terça-feira). De forma unânime, todas as propostas foram aprovadas.

 

Clely Ferreira\CMP

Foto: Simone Brandão

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.