Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

DSEI/Parintins realiza Programa de Qualificação de Agentes Indígenas

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Parintins), realizou nesta sexta-feira (29), a abertura do ciclo de oficinas doque fazem parte do 2• módulo do Programa de Qualificação dos Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Indígenas de Saneamento (AIS e AISAN), na Olaria, em Parintins.

O curso irá abranger cerca de 109 AIS e 36 AISAN, de 126 aldeias localizadas nos municípios de Parintins, Nhamundá, Barreirinha e Maués, no Baixo Amazonas. O curso conta com a parceria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Para o coordenador do DSEI/PIN, José Augusto dos Santos, o curso é fundamental para o contínuo trabalho de saúde indígena junto à comunidade. “A equipe multidisciplinar de saúde em área indígena é formada por dentista, enfermeiro, técnico, mas eles necessitam de um apoio à mais para realizar esse trabalho, daí a importância dessa formação, para que os AIS e AISAN possam auxiliar o trabalho desses profissionais em área”, explicou o coordenador.

Sobre o curso de AIS e AISAN

O Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde foi idealizado para fortalecer a organização dos serviços de atenção primária nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e no desenvolvimento de competências para atuação destes trabalhadores da saúde indígena.

Os Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento (AIS e AISAN) fazem parte das equipes de saúde indígena e são os principais interlocutores com os especialistas na medicina tradicional indígena. Daí a importância estratégica dos AIS e AISAN nos serviços de Saúde Indígena e a necessidade de sua qualificação, que visa, de forma inédita, capacitar cerca de 7 mil indígenas por todo o país, que atuam junto a uma população de 770 mil indígenas.

Texto e Foto: Cayo Dias

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.