Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Educação Ambiental será prioridade em ações da Sedema em 2022

As atividades estão previstas nas metas do Plano Municipal de Educação Ambiental de Parintins (PMEAP).

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente -Sedema trabalha projetos e ações para estimular a participação da sociedade nos processos de educação ambiental. As atividades estão previstas nas metas do Plano Municipal de Educação Ambiental de Parintins (PMEAP).

Fortalecer as parcerias entre todos os setores da sociedade, público, privado, entidades de classe, meios de comunicação e demais segmentos é o primeiro passo para que os projetos cumpram a finalidade de promover a melhoria das condições socioambientais e da qualidade de vida da população.

O subsecretário de Meio Ambiente, Alzenilson Aquino, destaca que as
estratégias objetivam minimizar problemas ambientais, fomentar e viabilizar ações socioeducativas.

“Visamos o equilíbrio, a recomposição ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com planejamento estratégico e participativo das políticas públicas, programas e projetos”, ressalta.

Para mudar a conduta ambiental dos cidadãos o PMEAP inclui a criação de um programa de educação integrada para a cidade, envolvendo as áreas de meio ambiente, saúde, educação, cultura, turismo, trânsito, cidadania e segurança.

Também enumera parcerias para a capacitação das equipes das Comissões Ambientais das escolas que implementam o Programa Escola Sustentável; formação continuada em educação ambiental dos professores da rede municipal de ensino; promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino de forma transversal, interdisciplinar e transdisciplinar e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente; caravanas de educação ambiental nas escolas públicas e privadas.

Outras campanhas estão voltadas para combate ao desperdício de água e energia, consumo consciente, resíduos sólidos e queimadas; sensibilização de vendedores ambulantes que atuam em eventos consolidados em Parintins, sobre armazenamento e destino adequado dos resíduos sólidos; campanhas educativas sobre arborização; contra maus tratos e abandono de animais domésticos; preservação da fauna silvestre em seu habitat natural; e estimular a participação de associações comunitárias em projetos e ações de educação ambiental voltadas para o saneamento.

 

Texto e foto: Assessoria

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.