Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Em ato inédito, Prefeitura de Barreirinha beneficia com mecanização agrária, mais de 20 agricultores da calha do Ramos

Objetivando aumentar a produtividade agrícola na calha do Paraná do Ramos de Baixo, a Prefeitura Municipal de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), está beneficiando mais de 20 agricultores com serviços de preparação de solo visando abastecer o município durante o período mais seco do ano.

A determinação do prefeito Glenio Seixas, é direcionada para que o produtor rural tenha bons resultados a partir da introdução da tecnologia proporcionada através das máquinas estarão trabalhando nas propriedades ao longo da semana, o que irá facilitar o trabalho e dará mais tempo para colher bons resultados. Desde a última segunda-feira, dia 16 de setembro, os técnicos da Sempa estão realizando este trabalho nas áreas inseridas no banco de dados da Secretaria. De acordo com Rafael Koide, engenheiro agrônomo, a importância desta ação é dar maior celeridade ao preparo das áreas para o quanto antes, inserir as culturas nas áreas mecanizadas.

“Viemos para este local com os equipamentos que ajudam a revirar o solo pensando em implantar técnicas o agricultor que antes disso dependia da enxada, da boca de lobo e outras ferramentas arcaicas, a terra aqui de São Francisco Xavier é bastante fértil por conta dos nutrientes deixados após a baixa da água do rio, estas são áreas propícias para plantar culturas de ciclo curto como a banana, melancia, verduras, feijão e milho, por exemplo” , explicou Koide.

A Sempa enviou para esta atividade 03 equipamentos motorizados, 01 trator Massey Fergusson equipado com grade aradora, 01 multicultivador e 01 tratorito. A agricultora Ademildes Oliveira, sentiu-se entusiasmada com a ida das máquinas em sua propriedade. Ela conta ainda, que em tempos passados, nunca aconteceu uma atividade como essa. “O que nos plantamos, quando a enchente vem destrói tudo, e todos os anos nós iniciamos do zero com a estiagem. Essa ajuda que o prefeito está dando é muito boa, nunca houve nenhum prefeito tenha olhado por nós nesse sentido, com essa ajuda dele iremos plantar ainda mais” , expressou.

Ao longo da semana as propriedades da região, localizadas em Comunidades como Tutira e Sapateiro, receberão os técnicos e máquinas da Sempa até a próxima sexta-feira, dia 23. A estimativa ao final desta atividade é que o número de produtores vendendo na Feira Livre cresça e que uma nova variedade de produtos seja oferecida a população.

Assessoria

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.