Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Em Barreirinha, profissionais de saúde participam de 1° Oficina de Assistência ao Processo Transfusional de Hemocomponentes

A oficina faz parte do projeto Avança Enfermagem, coordenado pela enfermeira Sandriane Lopes

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (28), a 1° Oficina de Assistência ao Processo Transfusional de Hemocomponentes. A solenidade teve apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aconteceu na Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada na rua Terra Preta do Castanhal.

O objetivo do evento foi capacitar os profissionais envolvidos na assistência de média complexidade no processo de Transfusão de Hemocomponentes, levando em consideração que a transfusão de sangue pode salvar vidas e também, se não for aplicada de forma biologicamente segura, pode ocasionar em riscos a saúde humana.

A oficina faz parte do projeto Avança Enfermagem, coordenado pela enfermeira Sandriane Lopes, onde foi abordado os temas: Histórico Transfusional, Tipos de Hemocomponentes, Solicitação de Hemotransfusão, Recebimento de Hemocomponentes e Cuidados Pré e Pós Transfusionais.

Segundo a coordenadora do evento, o objetivo é capacitar os profissionais envolvidos na assistência de média complexidade no processo de Transfusão de Hemocomponentes.

Para o diretor do hospital regional Coriolano Lindoso, Mário Carneiro, a capacitação faz-se necessário para um bom atendimento dos pacientes. “Isso é importante para que nosso corpo técnico, no momento da transfusão, possa ser realizado com segurança e conhecimento técnico, para que não haja nenhum mal para os pacientes da rede hospitalar do município”, disse.

“A preocupação da administração é capacitar na área técnica e também na área administrativa”, comentou o secretário de saúde, Péricles Tavares. Segundo Péricles, está sendo programado para esse ano outras oficinas, tanto no setor técnico, quanto no setor administrativo.

Decom BAE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.