Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Em Barreirinha, Touro Branco mantém tradição e festeja Santo Antônio no domingo (13/06)

O evento será transmitido pela página "Barreirinha Em Destaque" no facebook, no domingo, 13 de junho.

A cidade de Barreirinha, localizada a 314 km da capital (Manaus), é uma das cidades do Baixo Amazonas mais afetadas pela enchente que em 2021 bateu todos os recordes. Amantes da cultura popular buscando manter viva a tradição que começou com seo “Binica” em 1978, a diretoria do Touro Branco festejará Santo Antônio (o conhecido santo casamenteiro) com o bumbá dançando ao redor de fogueiras em frente as casas de famílias tradicionais encarnadas. O evento será transmitido pela página “Barreirinha Em Destaque” no facebook, no domingo, 13 de junho.

Segundo a coordenação, a live iniciará às 17h30, com muita toada e um bate-papo com os itens oficiais. E a partir das 20h, o atual campeão do festival barreirinhense sairá às ruas ou em cima das pontes de madeira com o apoio de um caminhão, devido à maior parte das ruas do município estarem alagadas, para levar um pouco de alegria às famílias vermelhas. A diretoria se reinventa para manter a brincadeira viva e informa que “para as pessoas que vão enfeitar as suas casas e fazer a fogueira em frente as suas casas para que o Touro Branco possa dançar, tem que nos fazer a solicitação de forma antecipada”.

Com presença confirmada, o Amo do Boi Ornello Reis, fala do sentimento em poder participar do evento nesse momento tão difícil que passa a população barreirinhense. “Como filho dessa terra o orgulho e a felicidade são os sentimentos que me definem. Orgulho porque em meio a perda de entes queridos nessa pandemia e a situação delicada em que está a nossa cidade, nosso povo não baixa a cabeça e não se deixa abater nessa ‘guerra’. Felicidade por saber que mesmo passando por tudo isso, nossa cultura permanece viva e nós vamos lutar para que os nossos costumes não sejam esquecidos e para que continue acesa a fogueira da nossa tradição”.

Na última quarta-feira (9), o município de Barreirinha festejou 140 anos de fundação. A terra do renomado poeta Thiago de Mello é rodeada pelos rios Ramos e Andirá, de águas esverdeadas que banham as lindas praias de areia alva, e balneários que na vazante são boas opções para se praticar o turismo.

Kedson Silva / Parintins Em Destaque

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.