Em requerimento, Tião Teixeira solicita contratação de ACS para o Boto

Segundo o vereador, mais de 60 famílias estão sem acompanhamento desse profissional de saúde desde o mês de agosto

A contratação de um Agente Comunitário de Saúde (ACS) para cobertura da comunidade São Sebastião do Boto foi reivindicada pelo vereador Tião Teixeira (PTB), em requerimento à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Ao justificar a propositura, na sessão desta terça-feira, 06 de novembro, o vereador informou que, na localidade rural, mais de 60 famílias estão sem o acompanhamento desse profissional de saúde desde o mês de agosto, deste ano.

Tião Teixeira lembrou que a área do Boto desassistida, a partir da transferência da ACS, Maria do Carmo Gomes, com autorização da comunidade, para a cidade de Parintins, em virtude de tratamento médico do marido, Manoel Simas Nascimento, diagnosticado com um grave problema de saúde, em abril.

O parlamentar lembrou que a agente comunitária enfrentou um drama com a morte do esposo, no final de agosto, que estava internado, para tratamento especializado, em uma unidade médica, em Manaus.

O vereador também esclareceu que Maria do Carmo, apesar da grave enfermidade do marido, continuou a trabalhar até julho, para não desamparar as famílias, quando recebeu autorização dos comunitários, reconhecida em ata, em decorrência da doença do marido, e a Semsa fez a transferência para a zona urbana. Tião Teixeira reconheceu toda a dedicação da agente ao trabalho junto às famílias do Boto, ofício no qual desempenhava com o apoio do marido.

Texto: Assessoria Parlamentar

Foto: Gerlean Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here