Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Em reunião plenária, Vereador Telo conclama produtores para Mutirão

O legislador afirmou que já levou esse questionamento à Diretoria do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Mais uma vez, o vereador Telo Pinto (PSDB) trata sobre o Setor Primário. Em reunião plenária nesta terça-feira (01/12) falou sobre evento que vai ocorrer de 02 a 04 de dezembro no Auditório da Fazenda Municipal “Luiz Medeiros”, Km 01 da Estrada da Vila Amazônia anexo à Escola Municipal “Tsuksa Uyetsuka”.

É promovido Planejamento do Mutirão de Preenchimento de Dispensa de Licenciatura Ambiental Única (LAU), Cadastro de Agricultura Familiar (CAF), bem como a orientação fundiária rural em Parintins e a Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) realiza a distribuição de alevinos de Tambaqui para produtores. Foram estas atividades que estiveram na pauta do parlamentar.

“É uma programação realizada pela Sempa, com o secretário Edy Albuquerque juntamente com seu corpo técnico, também pelo diretor da Fazenda Pública Luiz Medeiros Ewerton Nunes. Lá, vai ter palestra, ter técnicos também à disposição dos Produtores Rurais para fazer sua legalização fundiária, ajudar na elaboração do CAR, elaboração de uma série de projetos”, detalhou.

“Eu sou um combatente dessa burocracia que é, hoje, para você fazer uma mecanização ou trabalhar uma área. Ora, se a área já virou pastagem, plantação, por que ainda tem que tirar licenciamento ambiental para fazer um trabalho numa área degradada?”, protestou ao pontuar legalização fundiária e licenciamentos como dificuldade aos produtores.

O legislador afirmou que já levou esse questionamento à Diretoria do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). “A gente precisa avançar nas discussões porque são burocracias colocadas, principalmente no Estado do Amazonas, que levam o produtor desistir de conquistar financiamento. São dificuldades que a gente precisa equacionar para que possamos produzir mais”, avaliou.

Palestras, cadastros e orientação fazem parte da programação pautada pelo parlamentar. Para o encerramento, está programada a entrega de 75 mil alevinos de Tambaqui para produtores na Feira do Empreendedor Rural Familiar, na Praça dos Bois, lado vermelho.
O público-alvo são produtores e produtoras familiares do Projeto de Assentamento Agrário (PA) de Vila Amazônia e comunidades rurais de Parintins e municípios vizinhos. A finalidade atender o total de 200 pessoas.

“É um importante evento para o Setor Primário do nosso município. Quero chamar a atenção dos Produtores Rurais do PA de Vila Amazônia, e até mesmo de outras regiões, que queiram ir lá tirar alguma dúvida, ou até mesmo dar entrada nessa documentação, para que possa estabelecer, acima de tudo, a legalização e retirar seus licenciamentos, a fim de que possam estar aptos a receber recursos do PRONAF, AFEAM e, assim, melhorar cada vez mais sua produção do nosso município”, conclamou, ao finalizou seu discurso.

Clely Ferreira – CMP

Foto: Simone Brandão

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.