Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Em visita ao interior, Sempa e Idam reúnem 35 produtores rurais para debater diretrizes em prol ao desenvolvimento do setor primário de Barreirinha

Em visita técnica realizada na ultima segunda-feira, 18 de março, A Prefeitura Municipal de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), estiveram reunidos com cerca de 35 agricultores do Distrito de Santa Maria do Lago Preto, para apresentar o corpo técnico do órgão estadual e divulgar o plano de ações da Sempa para o impulsionamento da produção rural do município. Na ocasião estiveram presentes o secretário interino de produção e abastecimento, Gilvan Seixas, o novo gerente local do Idam, Joel Trindade, além de lideranças comunitárias.

Dentre as pautas debatidas no encontro estavam esclarecimentos e orientações sobre aquisição de crédito rural, regularização dos produtores com a retirada de documentos como, Carteira de Produtor Rural, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e ainda, o repasse de informações sobre a criação de planos de manejo florestal para extração de madeira nas propriedades de agricultores da região.

O gerente local do Idam, Joel Ferreira, além de divulgar como será promovido o trabalho do órgão no município, realizou a entrega de 220kg de sementes de milho e 10kg de sementes de arroz aos membros da Associação de Agricultores de Santa Maria do Lago Preto. “Foi bastante positivo pois além de conhecer a comunidade e a realidade da população, trouxemos alguns incentivos como sementes e aporte técnico para atuar no que os produtores necessitarem, descobrimos aqui que o potencial é bom para a parte madeireira, então aqui vamos implantar os primeiros cinco planos de manejo florestais com a comunidade, para que eles possam trabalhar de maneira correta, a parceria com a Sempa, tem trazido boas esperanças pois o secretário tem mostrado otimismo e interesse em trazer o desenvolvimento para a comunidade” , ressaltou Joel.

Gilvan Seixas, secretário interino da Sempa, expõe com entusiasmo a boa estrutura que os produtores de Santa Maria do Lago Preto possuem e afirma que administração do prefeito Glenio Seixas está engajada a unir forças com o Idam, em prol ao fortalecimento do setor primário de Barreirinha. “Cabe ao Idam e a Prefeitura, representada pela Sempa, aportarem ao agricultor todo o aporte necessário para que eles consigam ter êxito, com isso o interesse vai aumentando e o número de produtores irá crescer, vale lembrar que fomos aquela localidade com a intenção de levar propostas que possam melhorar suas atividades como, apoio e assistência técnica, aprimoramento da logística e meios de escoamento da produção pois é preciso investir no potencial daquela região” , frisou.

Ao fim da visita os técnicos da Sempa e do Idam vistoriaram a plantação pertencente a associação de agricultores da localidade. Procedimentos como avaliação e observação do plantio e coleta de fragmentos do solo para amostragem foram realizados visando diagnosticar qual a razão de algumas culturas não desenvolverem naquele local. A intenção a partir de agora é unificar os aportes técnicos de ambos órgãos para oferecer melhor assistência técnica e extensão a todos os produtores do município, incluindo na realização do chamado “Dia de Campo” , que consistem em visitas técnicas programadas para prestar melhor assistência ao produtor. Ocivaldo Simas, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Santa Maria do Lago Preto, comemora a vinda dos técnicos até a sua localidade.

“Juntar as forças com os órgãos do governo leva nosso trabalho pra frente, com nossa força conseguimos superar muitas forças e agora tendo o apoio técnico podemos implementar novas tecnologias para um melhor cultivo em nossa região” , comentou.

Secom Barreirinha

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.