Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Estudantes usam lixo orgânico no processo da compostagem em escola de Barreirinha

Com o objetivo de minimizar o impacto ambiental causado pelo despejo inadequado do lixo orgânico na cidade de Barreirinha, 35 alunos do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio da escola estadual Padre Seixas, desenvolvem três vezes por semana, no horário vespertino, projetos de compostagem e Horta Escolar.

O projeto é uma proposta da APMC da escola barreirinhense, coordenado pelo prof. Esp. Evaldo de Jesus Valente Belo com o apoio do Grupo Barreirinha e do prefeito Glenio Seixas. “A Prefeitura é uma grande incentivadora do projeto, além do Grupo Barreirinha que fornece seus residuos orgânicos que teriam como destino o lixão municipal (resto de frutas e de hortaliças), realizamos o trabalho de compostagem, e depois de pronto, é utilizado na horta da escola como adubação, dando suporte na cozinha da própria instituição”, explica o processo, o professor Evaldo de Jesus.

Quanto as atividades, o especialista diz que “iniciaram há um mês e já reciclamos mais de 300 Kg de lixo orgânico. Na aplicação do processo, o projeto ensina os alunos a reduzir, repensar no reaproveitamento dos materiais orgânicos despejados no lixo e que geram impactos socioambientais significativos. Diante disso, os alunos recebem orientações sobre o processo da compostagem, os macro e micronutrientes, além de noções das reações químicas envolvidas no processo da compostagem e Educação Ambiental”.

O professor ressalta que a iniciativa da APMC da Escola Padre Seixas passou na primeira fase do projeto “Respostas para o Amanhã”, podendo futuramente receber apoio da Samsung para o desenvolvimento das atividades e estender o projeto para a comunidade. “A Samsung nos enviou certificados de participação, e estamos no aguardo, mas como realizamos na escola e com o apoio do prefeito Glenio Seixas, não estamos enfrentando dificuldades para desenvolver o projeto”, conclui.

Kedson Silva/Parintins Em Destaque

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.