Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Fazenda Municipal Luiz Medeiros é arborizada com espécies frutíferas na Vila Amazônia

De acordo com o secretário da Sempa, Tião Teixeira, o próximo passo é ofertar cursos de capacitação, oficinas, palestras, dias de campo e ações municipais agropecuárias integradas em parceria com instituições públicas e privadas.

Mudas de açaí, tucumã, coco, bacaba, tangerina, laranja, acerola, caju, banana, abacaxi, melancia, maxixe, jerimum, melão e macaxeira são plantadas na área externa da Fazenda Municipal Luiz Medeiros, sob a orientação do coordenador da unidade, o engenheiro agrônomo Ewerton Nunes.

O projeto de arborização recebe doações de espécies da comunidade Santa Maria de Vila Amazônia e de funcionários.

A iniciativa tem a finalidade de promover a dinâmica educacional de resgatar a diversidade de frutíferas já cultivadas tradicionalmente pelos agricultores familiares, antes da criação do Projeto de Assentamento Gleba Vila Amazônia pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em meados da década de 1980. O plantio das mudas começou a ser feito no mês de outubro de 2020.

A Fazenda Municipal Luiz Medeiros, administrada pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), tem por objetivo trabalhar com unidades demonstrativas de forma macrofuncional no incentivo às atividades de pecuária leiteira, fruticultura, horticultura, avicultura, piscicultura e suinocultura, a exemplo do que constituiu a extinta Escola Agrícola da Vila Amazônia.

De acordo com o secretário da Sempa, Tião Teixeira, o próximo passo é ofertar cursos de capacitação, oficinas, palestras, dias de campo e ações municipais agropecuárias integradas em parceria com instituições públicas e privadas. “Essa fazenda é uma unidade educacional para proporcionar conhecimento e orientação técnica aos agricultores, estabelecendo melhorias na qualidade de vida dessas famílias”, garante.

 

Peta Cid/Secom

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.