Uma operação realizada no dia 14 de fevereiro pela Secretaria de Meio Ambiente de Barreirinha (SEMCTRAM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com o apoio da polícia militar coibiu a atividade de garimpagem ilegal na localidade do Igarapé no Ipiranga, Rio Andirá, município de Barreirinha.
A força tarefa encontrou no local equipamento completo instalado para a extração de minério. Devido as cratéras encontradas decorrentes de escavações, indica que a garimpagem já havia sendo realizada a muito tempo no local.
Foram apreendidos: geradores de energia, bomba d’água, bomba de sucção, carotes de gasolina, 8 peneiras, bateia (utensílio utilizado para obter um concentrado de minerais entre os quais o ouro), entre outros materiais.
De acordo com o secretário de meio ambiente de Barreirinha Marcos Bahia, as ações na região são resultados de denúncias dos próprios moradores. Ele disse que a denúncia de garimpagem no Igarapé do Ipiranga, Rio Andirá, foi feita em setembro do ano passado e que a SEMCTRAM aguardava ter certeza do crime para acionar o IBAMA, e assim foi feito, disse ele. O secretário também destacou a logística concedida pela pela Prefeitura de Barririnha para operação.
A equipe de fiscalização não encontrou niguém no local e o dono do terreno, que não teve o seu nome relevado, que mora na comunidade próxima não quis informar quem eram os garimpeiros que atuavam lá e por ser posseiro do terreno poderá ser multado em R$ 50 mil pelo IBAMA.
Por: Jair Carneiro
Fotos: Semctram