Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Força Tarefa encontra garimpo ilegal no Rio Andirá em Barreirinha

Uma operação realizada no dia 14 de fevereiro pela Secretaria de Meio Ambiente de Barreirinha (SEMCTRAM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com o apoio da polícia militar   coibiu a atividade de garimpagem ilegal na localidade do Igarapé no Ipiranga, Rio Andirá, município de Barreirinha.

A força tarefa encontrou no local equipamento completo instalado para a  extração de minério. Devido as cratéras encontradas decorrentes de escavações,  indica que a garimpagem já havia sendo realizada a muito tempo no local.

Foram apreendidos: geradores de energia, bomba d’água,  bomba de sucção, carotes de gasolina,  8 peneiras, bateia (utensílio utilizado para obter um concentrado de minerais entre os quais o ouro), entre outros materiais.

De acordo com o secretário de meio ambiente de Barreirinha Marcos Bahia,  as ações na região são resultados de denúncias dos próprios moradores. Ele disse que a denúncia de garimpagem no Igarapé do Ipiranga, Rio Andirá, foi feita em setembro do ano passado e que a SEMCTRAM aguardava ter certeza do crime  para acionar o IBAMA, e  assim foi feito, disse ele. O secretário também destacou a logística concedida pela pela Prefeitura de Barririnha para operação.

A equipe de fiscalização não encontrou niguém no local e o dono do terreno, que não teve o seu nome relevado, que mora na comunidade próxima não quis  informar quem eram os garimpeiros que atuavam lá e por ser posseiro do terreno poderá ser multado em R$ 50 mil pelo IBAMA.

Por: Jair Carneiro
Fotos: Semctram

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.