Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Grandes Nomes das causas indígenas e ambientais participam do 1° dia de Seminário do Boi Garantido

O evento contou com a participação de itens, colaboradores, integrantes dos setores do Boi da Baixa, convidados e imprensa

Com a proposta de contextualizar as equipes de trabalho dos setores do Bumbá e aproximar os colaboradores da Associação, no intuito de consolidar uma equipe de alta performance para a conquista de mais um título em 2021, o Boi da Baixa realizou o primeiro dia do Seminário temático, “Garantido: Um Novo Tempo”.

O evento iniciou na manhã deste sábado (05/12), no Centro Educacional de Tempo Integral Deputado Gláucio Gonçalves- CETI com a apresentação cultural da Banda Curumins da Baixa, em seguida a formação da Mesa de abertura do Seminário, composta por Antônio Andrade – Presidente do Boi Garantido, Ida Silva – Vice-presidente do Boi Garantido e Tony Medeiros, Prefeito em exercício de Parintins.

A vice-presidente Ida Silva fez a primeira fala do Seminário saudando os presentes e ressaltando a importância deste momento promovido pelo Boi Garantido.

“Vivemos mais um momento histórico no Boi Garantido. Estamos aqui para compartilhar conhecimento e temos as maiores autoridades nos assuntos que aqui serão discutidos. Sustentabilidade, meio ambiente e a defesa das causas indigenistas são temáticas que ganham destaque internacional e chamam a atenção de todo o mundo. Este é o início do processo de reconstrução do Boi Garantido, fortalecido, humanizado e de valorização das pessoas”, destacou Ida Silva.

O Presidente Antônio Andrade apresentou uma contextualização histórica do Garantido e finalizou propondo ações para as áreas de defesa do meio ambiente e das demais causas defendidas pela Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido – AFBBG.

“O Boi Garantido vive realmente um novo tempo. Precisamos fazer com que o discurso de conservação, sustentabilidade e defesa dos povos indígenas, seja realmente posto em prática. Precisamos cuidar da Amazônia, por nós, pelas gerações futuras e pelo mundo. Vamos trabalhar, incansavelmente, para proteger o nosso maior bem: a vida”, enfatizou o presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade.

Tony Medeiros ressaltou a importância econômica do Festival Folclórico de Parintins.

“O seminário não é importante apenas para o Garantido, mas para Parintins. É a nossa indústria cultural, uma alternativa econômica de grande importância, a qual injeta quase 100 milhões na economia parintinense. Parintins se projetou pela força e garra do povo, e a cultura foi fundamental neste processo”, afirma o sempre lembrado Amo do Boi Garantido e prefeito em exercício de Parintins.

O evento contou com Painel “Questão indígena no Brasil e as Mudanças Climáticas no Mundo” ministrada por Marcos Terena – escritor e líder indigenista. Posteriormente, Carlos Melk, Ceo de Negócios da Takiokay Investimentos, apresentou o painel “Planejamento Estratégico do Boi Garantido 2021/2023”. Ainda nesta manhã, discutiu-se “A busca do fazer artístico no Boi Garantido e sua contribuição para a formação de uma comunidade artística” por João Fernandes, profissional das Artes Cênicas com ênfase em Coreografia, direção teatral, produção cultural e Gestão. O Ator, diretor e roteirista Felipe Herzog finalizou a manhã, defendendo o tema “O Festival de Parintins enquanto espetáculo que alia tradição e inovação”.

“É a primeira vez que venho a Parintins. Sempre quis conhecer essa terra, esse povo, a cultura que ganhou o Brasil e o mundo. Parintins é rica em todos os sentidos, terra de um povo feliz, hospitaleiro, que emana cultura e conhecimento. A oportunidade que estou tendo em participar deste seminário é única. Falar de povos indígenas, para o povo que faz um festival praticamente todo voltado a essa temática, será algo único e marcante na minha vida. Espero estabelecer uma conexão definitiva com Parintins, o Festival e principalmente com o Boi Garantido. Atravessei o Pantanal, vi o Garantido e a tristeza imensa que eu estava sentido pela perda de alguns entes queridos, se foi”, declarou emocionado o pioneiro na luta dos povos indígenas no Brasil, e no mundo, Marcos Terena.

FOTOS: PAULO SICSÚ

A partir das 14h, a programação contará com os painéis “As grandes mobilizações indígenas em nível internacional”, a “Patrimonialização na Cultura Popular” e as “Novas estratégias de MKT, Administração e Captação de Recursos do Boi Garantido”. Estavam presentes itens, colaboradores, integrantes dos setores do Boi da Baixa, convidados e imprensa.

Painelista

Marcos Terena

Escritor e líder indígena. Membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz. É conselheiro da Agência de Notícias do Direito da Criança e Adolescente. É o atual Presidente do Comitê Intertribal e coordenador do programa VIATAN – Central de Informações Indígenas. É coordenador do Fórum Indígena Internacional sobre Biodiversidade e do tema Conhecimento Tradicional e Espiritualidade na Cátedra Indígena Internacional. Atualmente é coordenador do Conselho Internacional dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, evento nascido dos sonhos indígenas do Brasil.

Carlos Melk

Executivo de Projetos, Me. em Engenharia de Produção. MBAs em Administração de Empresas e Negócios. Especialista em Gestão de Projetos Culturais e Cientista da área de Desenvolvimento Regional; Ceo de Negócios da Takiokay Investimentos.

João Fernandes

Mestre em Letras e Artes pela UEA (2013). Graduação em DANÇA pela UEA (2009) e Técnico em Artes Cênicas pela UFCE (2003). Atualmente Coordenador do programa de Pós-Graduação Lato sensu em Gestão e Produção Cultural e professor da UEA na Escola Superior de Artes e Turismo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Coreografia, direção cênica e Gestão Cultural.

Felipe Herzog

Ator, diretor e roteirista graduado no curso de Artes cênicas – Direção Teatral (UFRJ). Cursou produção, cinema documental e cinema cômico na Escuela Nacional Experimentación y Realización Cinematográfica (ENERC – Argentina). Em Madri, cursou Roteiro e Direção audiovisual (Foro de Creadores). Atualmente, conclui os cursos Oficina de Séries e Formação em Roteirista – com José Carvalho e Ricardo Tiezzi (Roteiraria – SP).

Assessoria

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.