Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha
Festa da Santa

Itens do Boi Boiola chegam dia 28 de abril em Parintins

Principal representante da cultura LGBT no folclore parintinense, o Boi Boiola realiza no próximo dia 28 de abril a tradicional chegada das itens, no Buteco do Verçosa, em Parintins. Neste ano, o bumbá vem com o tema “Nós, o Close: Debutando nas Toras das Matas Brasilis”.

A festa, que virou tradição por ser antes da Alvorada do Boi Garantido e este ano após o lançamento do CD e DVD do Boi Caprichoso, terá novidades como o anúncio de uma toada inédita para o bumbá LGBT que será lançada em junho, composição do grupo de compositores “Baiás” (Enéas Dias/Marcos Moura/João Kenedy).

O fundador e presidente do Boi Boiola, Tarcísio Gonzaga, explica que todos os anos são feitas paródias das toadas de Caprichoso e Garantido. “Nós criamos um tema baseado nos temas dos bumbás, além de paródias das toadas, que serão lançadas nesse sunset, e nesse ano os “Baiás” irão nos presentear com uma toada que irá marcar a história do primeiro boi gay de Parintins”, destacou Tarcísio.

*Chegada das Itens*

“Após a finalização de cada temporada, as itens viajam para fazer shows, trabalhar, aproveitar férias e “caçar” os boys”, detalha o presidente.

No evento que acontece à beira do rio Amazonas, as itens chegarão de iate, festejando mais um tema, se apresentando para o público presente com toda a irreverência, que é marca do bumbá.

*Vendas de mesas e ingressos*

Quem quiser reservar a sua mesa para o evento pode entrar em contato com os fones: (92) 99506-1754 / (92) 99128-0352.

Os ingressos de pista serão comercializados somente no dia do evento, no Buteco do Verçosa.

*História*

Em 14 de março de 2004 nascia uma flor rosa chamada Boi Boiola. Uma brincadeira entre amigos gays, que sonhavam em ser itens dos bois oficiais de Parintins, se transformou numa grande manifestação à favor da diversidade, levantando a bandeira contra o preconceito, contra a exclusão. Em suas paródias, trazem uma alegria irreverente à Parintins.

O seu curral tradicional fica localizado na Chácara “Mundo Rosa”, na comunidade do Aninga, em Parintins. Em 2019, a festa realizada em junho retornará ao seu curral, para comemorar os 15 anos de história do primeiro boi gay da Ilha Tupinambarana.

Texto: Cayo Dias
Foto: Arquivo/Boi Boiola

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.