Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Live Tradição e Raiz do Grupo Toada de Roda alcança 60 mil visualizações na internet

Ao todo, foram 5 horas de apresentação e cerca de 120 toadas executadas.

O Grupo Toada de Roda protagonizou na tarde de ontem, 25 de junho, uma das lives mais assistidas durante a temporada bovina em Parintins. Foram cerca de 60 mil acessos contabilizados até a manhã de hoje, 26. O show entitulado “Tradição e Raiz” foi realizado no pier do Vila Bulcão, localizado às margens do Rio Amazonas, tendo o por do sol como cenário da transmissão. A data não poderia ser outra, véspera do festival e dia em que seria realizado o Tradicional Baile dos Visitantes, onde o Toada de Roda era uma das atrações confirmadas e aguardada todos os anos pelos amantes das boas toadas antológicas.

A emissora Encontro das Águas juntamente com as páginas do Grupo Toada de Roda, Portal Samaúma, CNA7, Encontro dos Povos e Rádio Toada foram as responsáveis pela retransmissão da live. As imagens foram geradas e editadas pela Paulino Produções que também retransmitiu em seu canal no YouTube.

Ao todo, foram 5 horas de apresentação e cerca de 120 toadas executadas. O show foi dividido em blocos temáticos que contaram a primeira geração das toadas, o período das fitas cassetes, a introdução das toadas tribais e a explosão da toada.

Os milhares de internautas e telespectadores que acompanhavam a trasnsmisão, além de poder assistir um espetáculo super produzido, podiam fazer doações para os músicos através de QR code vermelhos e azuis, acirrando uma disputa virtual para ver quem arrecadava mais. O caprichoso liderou a disputa do começo ao fim. Mas para a banda que tem em sua composição músicos das duas agremiações, o importante foi a colaboração de cada torcedor, seja ele azul ou encarnado que se disponibilizaram em ajudar nesse momento de isolamento social.

Alder Oliveira, um dos integrantes do grupo resumiu qual o sentimento de realização da live “nós do grupo musical Toada de Roda, temos a felicidade de gradecer a cada um de vocês que estiveram presentes em nossos corações na live Tradição Raiz. Ontem reavivamos sentimentos vivenciados em cada poesia que conta um pouco da história de cada um de nós. A plenitude da arte já declarou: Somos um povo de Alma Vermelha! Somos o povo do Azul Maravilhoso. A força do amor parintinense nos unirá cada vez mais”.

A produção do show ficou por conta da Carapanã Produções que já é parceira da Banda e que antes da pandemia iniciaram o projeto Domigo da Toada numa casa de eventos da Ilha e que levava centena de amantes da toada a dançaram ao som do dois pra lá e dois pra cá. Erick Sinderval, produtor do evento, diz que a ideia da live Tradição e Raiz foi mostrar um aparato histórico através das toadas com a participação de compositores da primeira geração do boi e, ao mesmo tempo, brincar de forma sadia. Já a divisão dos QR code, segundo ele, foi uma forma de saber qual a nação doa mais. A escolha do local foi pela valorização da paisagem que ao fundo tem o Rio Amazonas, sempre relembrando o início da brincadeira dos bumbás ainda no terreiro.

A primeira formação do Toada de Roda é composto pelos seguintes músicos: Alder Oliveira voz e violão; Sílvio camaleão, voz e charango; JP Galeto, atabaque e voz; Edson Azevêdo, caixa; Helton Fernandes tambor e voz e Rei Azevêdo, voz. Além destes, fizeram parte da live os integrantes atuais: Clévison Brandão, charango; Alceo Anselmo, teclados e MBlack Marialva, voz.

A live contou com a apresentação de duas torcedoras, as jornalistas Ádria Barbosa, pelo Caprichoso e Tereza Almeida, pelo Garantido. Compositores renomados fizeram participações através de depoimentos gravados e os bois Caprichoso e Garantido juntamente com os Tripas Marquinho Azevedo e Adenilson Piçanã fizeram evoluções ao vivo.

Assessoria
Foto: Divulgação

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.