Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Márcia Baranda destaca instalação de UTIs, solicita apoio psicológico aos enlutados da COVID e construção de CRAS

Em seu discurso, Márcia Baranda registrou a chegada da equipe da Secretaria de Saúde do Estado para uma nova etapa de instalação de UTIs.

A criação de um Grupo de Apoio Psicológico para as famílias das vítimas da COVID-19, a construção de três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a instalação de UTIs em Parintins foram destaques da vereadora Márcia Baranda (MDB), na sessão desta terça-feira.

Ela indiciou à prefeitura de Parintins a construção de três CRAS de grande porte para atender Vila Amazônia e os bairros de Santa Rita e Paulo Corrêa.

De acordo com a parlamentar os prédios onde funcionam hoje os CRAS são alugados e com estrutura física totalmente fora dos padrões estabelecidos pela PNAS – Política Nacional de Assistência Social que prevê espações com acessibilidade, recepção, salas de atendimento familiar, salas multiuso, sala da coordenação, copa, Almoxarifado e conjunto de instalações sanitárias.

Outra indicação para a Prefeitura, foi por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para a Criação de Grupo de Apoio Psicológico para as famílias das vítimas da Covid-19. Ela repassou dados da idealizadora e responsável pelo projeto Gente Que Partiu Pra Ficar do Memorial Parintins, Chiara Reis, que relatou as grandes dificuldades enfrentadas pelas famílias das vítimas da Covid-19 em Parintins.

O trabalho de registro das memórias afetivas dessas pessoas, realizado pelo projeto “Gente Que Partiu Pra Ficar” tem ajudado no processo de superação do luto, mas não supre a necessidade de um tratamento psicológico especializado.

Desde que a OMS decretou pandemia mundial pelo novo coronavírus em 11 de março do ano passado, esse sentimento já foi experimentado por inúmeras pessoas. Em Parintins são 357 famílias que perderam parentes para a doença e sofrem com o luto.

Ainda em discurso, Márcia Baranda registrou a chegada da equipe da Secretaria de Saúde do Estado para uma nova etapa de instalação de UTIs. “Os leitos de Unidades de Terapia Intensiva são muito esperados pela população e com certeza vão ajudar a salvar muitas vidas”.

 

Texto: Assessoria

Foto: Simone Brandão

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.