Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Marcia Baranda indica capacitação para profissionais de neonatologia do Padre Colombo

Lembrou que hoje, 14 de junho é Dia do Doador de Sangue e que já fez o pedido ao Governo do Estado para implantar em Parintins o Hemonúcleo.

Na sessão desta segunda-feira,14, a vereadora Márcia Baranda (MDB), pediu que a Prefeitura através da Secretaria de Saúde disponibilize o Curso de Capacitação e Reciclagem com Treinamento Teórico e Prático para funcionários da área de neonatologia do Hospital Padre Colombo.

De acordo com a vereadora o Hospital é referência para atendimento obstétrico e neonatal.

A especialidade Neonatologista é habitualmente praticada em unidades intensivas de tratamento (UTIs), sendo que o neonatologista trata recém-nascidos que apresentam doenças como: baixo peso ao nascer; prematuros; atraso de crescimento intra-uterino; malformações congênitas; sepse; asfixia ao nascimento; e atualmente complicações obstétricas e neonatais oriundas da infecção pela Covid 19.

O tratamento de recém-nascidos é feito por uma equipe multidisciplinar, envolvendo neonatologista, fisioterapeuta, enfermeiro, fonoaudiólogo, entre outros profissionais como já indicamos contratação aqui nesta casa.

“Precisamos entender o quanto é importante e complexo o atendimento prestado pelo hospital Padre Colombo a esses recém nascidos, pois o Serviço de Neonatologia do HPC atende 100% dos recém nascidos no município de Parintins e alguns recém nascidos referenciado de municípios próximos. Vale ressaltar que esse é o único serviço de atendimento nessa área no Município de Parintins”, acrescentou a vereadora.

Marcia relatou os problemas pelo qual vem passando o Hospital dentre eles estrutura física, número reduzido de profissionais, falta de equipamentos e outros materiais para manter funcionando esse setor.

A parlamentar também requereu da Secretaria Municipal de Obras uma avaliação nos postes de iluminação da Rua Marechal Castelo Branco, no trecho que compreende entre as Ruas Sá Peixoto e Furtado Belém, para possíveis reparos e trocas de luminárias.

Ela relatou que recebeu respostas de pedidos feitos anteriormente que estão programados e no plano de Governo do município, referindo-se aos pedidos da iluminação dos postes da Delegacia de Polícia e do Bueiro da Rua Joaquim Freitas Vieira.

Acrescentou que qualquer vereador pode fiscalizar obras do município independente de fazer parte da comissão de Obras e Urbanismo da Câmara.

Lembrou que hoje, 14 de junho é Dia do Doador de Sangue e que já fez o pedido ao Governo do Estado para implantar em Parintins o Hemonúcleo.

“O Banco foi fundado em 1992 e naquela época tinha 52 mil habitantes. Hoje somos 115 mil é preciso uma nova estrutura para oferecer melhor serviço a população”, disse Marcia, elogiando a programação e parabenizado a equipe coordenada por Eliana Castro.

Em discurso Marcia ressaltou a fala do vereador Naldo Lima, destacando que os vereadores não recebem auxílios, apenas o salário e que não utilizou a cota de gasolina por não ter ido a zona rural, mas está em planejamento.

Enfatizou sua visita ao Superintendente do Incra João Jornada, tratando do Titula Brasil e regularização fundiária do P.A. Vila Amazônia, sendo informada que o projeto de asfalto da estrada está em andamento.

Parabenizou os Curuminzs pela inauguração do maior mural de grafite do Baixo Amazonas, criação de Kemerson Freitas e Alziney Pereira.

Também parabenizou o professor Nelson Brelaz por ter sido reconduzido ao cargo de Presidente da Soamar Parintins.
Encerrou convocando os jovens de 30 anos para a vacina contra a Covid-19 e que a imunização só acontece com as duas doses.

 

Assessoria

Foto: Simone Brandão

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.