Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Márcia Baranda solicita transporte semanal de leite materno para Manaus e capacitação para tratar acidentados por animais peçonhentos

Márcia ressaltou que o mês de agosto tem significado importante com as campanhas do Agosto Dourado e do Agosto Lilás que destaca a luta para o fim da violência contra a mulher.

A disponibilidade de transporte semanal de Leite Materno armazenado no Posto de Coleta do Hospital Padre Colombo para ser pasteurizado em Manaus, foi uma das pautas da vereadora Márcia Baranda (MDB), nesta terça-feira, (03), na Câmara Municipal de Parintins. Ela ressaltou que o mês de agosto tem significado importante com as campanhas do Agosto Dourado e do Agosto Lilás que destacam a luta para o fim da violência contra a mulher.

Sobre o Agosto Dourado que incentiva o Aleitamento Materno, a indicação foi para a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. De acordo com Márcia, o posto de Coleta de Leite “Maria Izabel Pessoa” não dispõe de centrífuga e laboratório de análises para pasteurização do leite materno coletado, devendo ser enviado semanalmente a pequena caixa isotérmica para Manaus, e depois receber de volta pasteurizado.

O Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Hospital padre Colombo foi inaugurado em 17 de novembro de 2018. Ele é referência da rede municipal e da Região do Baixo Amazonas.

“Conscientizar a mãe a amamentar é um ato de ato de amor. A ciência já provou que o leite materno reduz a mortalidade infantil”, disse a vereadora.

Quanto ao Agosto Lilás, Márcia registrou que a Lei Maria da Penha completa 15 anos no próximo dia 07 de agosto. “Reforço aqui nosso compromisso como parlamentar, a combater a violência doméstica, coragem para denunciar, principalmente as mulheres que dependem financeiramente e tem vergonha e não ter como se sustentar sozinha. Estamos aqui pra lutar juntas”, disse Márcia. Ela reiterou seu pedido a Prefeitura para a contratação de um psicólogo para a Delegacia de Polícia, que ainda não foi atendido. “Nesse mês de combate a violência esse profissional se faz necessário”, disse a vereadora.

Outra indicação da vereadora Márcia Baranda é direcionada ao Governo do Estado através da FVS que disponibilize uma equipe técnica para capacitação de profissionais de saude para o manejo clínico de pacientes acidentados por animais peçonhentos.
Os casos de acidentes com animais peçonhentos são muito comuns no período de subida e descida das águas na região. De acordo com dados apresentados de janeiro a outubro de 2020, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) registrou 3.052 acidentes, desses, 2.174 ocorreram por serpentes.
Os municípios que mais apresentaram notificações de acidentes por animais peçonhentos, durante o período de janeiro a outubro de 2020 foram Manaus (234), Itacoatiara (148), Parintins (129), Apuí (128), Maués (82) e São Gabriel da Cachoeira (82).

Marcia ainda reiterou as indicações ao município de uma UBS para tratamento especializado de mulheres e o curso de capacitação na área de neonatologia.

 

Assessoria

Foto: Simone Brandão

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.