Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Mesmo preocupado com Parintins, Bi Garcia vai ajudar Manacapuru com 15 cilindros de oxigênio

Entre os dias 14 e 15/01, sete pessoas morreram na cidade de Manacapuru por falta de oxigenação.

O município de Manacapuru enfrenta um colapso na saúde pela falta de oxigênio nos hospitais, inclusive, entre os dias 14 e 15/01, sete pessoas morreram na cidade por falta de oxigenação. Para ajudar o município localizado próximo a Capital (Manaus), o prefeito de Parintins,  Bi Garcia anunciou a doação de 15 cilindros de oxigênio. 

O anúncio da doação foi feito pela assessoria da Prefeitura. “Diante do cenário de colapso em todo o sistema de saúde do Amazonas, o município de Manacapuru estava enfrentando dificuldades para adquirir cilindros de oxigênio. Para ajudar a solucionar o problema, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, manteve contato direto com a presidência da Nitron da Amazônia, fornecedora de oxigênio, para a destinação de 15 balas do material para Manacapuru. Os cilindros chegam ao município neste fim de semana”. 

Ministério Público

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ajuizou, na na sexta-feira (15/01), uma Ação Civil Pública objetivando garantir a normalização do fornecimento de oxigênio às unidades de saúde do Município de Manacapuru. Mais de 52 pessoas estão internadas acometidas pela COVID-19, sendo que 14 delas estão na UCI (Unidade de Cuidados Intensivos) do Hospital de Campanha e precisam, impreterivelmente, de oxigênio em seu tratamento. 

Em Parintins

Com a ameaça de acabar o oxigênio no hospital Jofre Cohen, devido o crescimento de internados com COVID-19, a Prefeitura de Parintins em uma força-tarefa, conseguiu com ajuda de empresários da cidade, 24 balas de oxigênio para o hospital. Na manhã do dia seguinte, mais 45 cilindros chegaram à cidade, via aérea, vindos de Manaus e na madrugada deste sábado, mais 30 desembarcaram em Parintins, também via aérea, além de um tanque com capacidade de fornecimento de 7 mil metros cúbicos de oxigênio, via fluvial.

 

Kedson Silva/Parintins Em Destaque

Foto: Yuri Pinheiro

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.