Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Nêga Alengar defende a manutenção do aparelho de mamógrafo em Parintins

A Câmara Municipal de Parintins aprovou por unanimidade o Requerimento de nº 266/2019, da vereadora Nêga Alencar (PSD), na manhã desta terça-feira (30), em que solicita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a manutenção do aparelho de mamógrafo.
A parlamentar apresentou a informação de que o Câncer de Mama é o tipo mais comum de doença no mundo e no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em seguida, Nêga expôs os índices a nível nacional e mundial.
“A mamografia é um exame específico de radiografia das mamas, capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame tambem pode verificar a necessidade de tratamento intensivo para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia”, justificou.

Após expor seu pedido, a vereadora oposicionista afirmou que, em Parintins, “desde fevereiro, as mulheres estão impossibilitadas de realizar os exames de mamografia devido a falta de manutenção do aparelho”, em conformidade com informações da Diretora do Hospital Jofre Cohen.
A vereadora informou que para o atendimento das mulheres, o município dispõe apenas um especialista, o qual utiliza técnicas manuais, mediante a falta do aparelho, “o que não é suficiente para detecção da doença”.

“Esta é uma reivindicação das mulheres para segurar um diagnóstico preciso de sua enfermidade”, finalizou ao defender sua solicitação.

Assessoria da CMP

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.