Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Palavras do Coração

Homenagem do ex-presidente do boi Garantido, Telo Pinto, ao eterno apresentador vermelho e branco, Paulinho Faria, que faleceu na segunda-feira, 22, vítima da Covid-19.

Por Telo Pinto

Hoje seria mais um dia daqueles que estamos passando, evitando um monte de coisas e ficando em casa pra nos proteger e proteger nossa familia.

O medo da pandemia cada vez cresce mais, mas temos que nos manter firmes e manter nossa Fé inabalável. No entanto, hoje foi o dia de sepultarmos aquele que foi tão grande pro nosso amado Boi Garantido como mestre Lindolfo Monteverde, seu criador, Paulinho Faria sem dúvida nenhuma nos mostrou o verdadeiro sentido de amarmos incondicionalmente um Boi Branco de Coração na testa chamado Boi Bumbá Garantido, através dele nossa paixão pelo Boi da Baixa do São José cresceu a cada ano desde a infância até os dias atuais.

Comecei muito menino na batucada do meu Boi e por muitas vezes me via “patetando” assistindo o nosso Garotinho de Ouro empolgar e emocionar a grande massa vermelha e branca. Sua voz única nos embalou por anos a fio na brincadeira dos ensaios no Curral da Baixa.

Na minha adolescência tornei-me amigo da família como um todo e pude conviver mais de perto com os Faria. Nessa trajetória toda cheguei ao ápice de todo torcedor me tornando Presidente do Boi Bumbá Garantido.

O destino permitiu-me talvez ser o Presidente que mais homenageou Paulinho em vida, através da amizade e acima de tudo da admiração que sempre nutri pelo Paulinho, logo que assumimos a gestão do Boi em 2009 e junto com toda a nossa diretoria fizemos a reinauguração da escola de artes do Garantido e de pronto fizemos a primeira homenagem ao Paulinho colocando seu nome no Centro Educacional “Universidade do Folclore Paulinho Faria”, nesse dia feliz tivemos a participação de grande parte da Família Faria, onde a matriarca e madrinha do nosso Boi Garantido Maria Ângela Faria se fez presente.

Em seguida realizamos um desejo antigo do Paulinho, desde quando fez sua última apresentação como item oficial, de ser o comentarista do nosso Festival durante as transmissões das redes de televisão e em 2011 pudemos realizar esse desejo do Paulinho e ao lado de Teo José e Renata Fan da Band Paulinho comentou a apresentação daquele ano, onde inclusive nos tornamos campeões.

O Centenário do nosso Boi se aproximava e era fatídico que faríamos uma grande gravação de um DVD histórico pro nosso Boi. Logo que começamos a traçar o Festival de 2013 idealizamos a gravação do DVD do Centenário e claro não poderíamos jamais deixar de ter a voz única do Paulinho em nosso DVD e dedicamos uma faixa com várias toadas pro Paulinho apresentar-se ao lado da sua cria e nosso atual Apresentador Israel Paulain num momento de grande emoção a todos nós, Paulinho cantou, brincou com a Galera e se esbaldou em uma apresentação marcada de muito saudosismo e boas lembranças dos inúmeros festivais onde teve a maestria de nos levar ao êxtase da emoção de ser torcedor encarnando do Boi mais amado do Brasil como sempre ele falava.

Mais ainda pude fazer outra homenagem ao Paulinho, já na atividade parlamentar e agora como Presidente da Câmara Municipal de Parintins, apresentei a Honraria do Mérito Cultural – Medalha Jair Mendes – em homenagem ao Paulinho Faria onde foi aprovado por unanimidade e entregue no final do ano de 2019 a sua irmã Graça Faria que o representou pois o mesmo estava com problemas de saúde, numa solenidade no Mercado Municipal Leopoldo Neves, onde também outros notáveis da Cultura Parintinense receberam essa justa homenagem.

É Paulinho já estamos com muita saudade de você. E deixo aqui a Toada Despedida do amigo compositor Tadeu Garcia que diz assim: “Esse verso do Amo é sinal de partida , o galo cantou nossa despedida, sentimos saudades a nos invadir, agora vaqueiro vem buscar meu Boi de Raça, com um trato de carinho e oriente o seu caminho, não se esqueça de agradecer na Baixa, no São José que é o abrigo de todos os amigos, ao descer o rio de encontro ao seu campo, florido em vermelho e branco, reinará sempre feliz”.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.