Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Parintins, Benjamin Constant, Coari e Itacoatiara ganham universidade federal

Os municípios de Parintins, no baixo Amazonas; Itacoatiara, no médio Amazonas; Coari, no médio Solimões; e Benjamim Constant, no alto Rio Solimões, acabam de ganhar uma universidade federal.

As unidades, atualmente, funcionam como campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Esses campi serão desmembrados, ganharão autonomia administrativa e financeira, terão seus próprios reitores e poderão instituir suas próprias políticas de ensino superior no interior do estado.

O ato que criou as quatro universidades faz parte dos últimos atos assinados pelo presidente da República, Michel Temer (MDB), antes de deixar o cargo.

A próxima fase será a aprovação das instituições pelo Congresso Nacional.

A conquista, inimaginada até então, pode ser considerada o maior feito para o ensino superior do ex-secretário de Educação do Amazonas Rossieli Soares (foto), que em abril assumiu o Ministério da Educação.

Nesses oito meses, ele agiu em silêncio e falou publicamente pela primeira vez desse assunto no dia 5 de outubro, em entrevista ao BNC AMAZONAS, quando cogitou a possibilidade de criação de três e não quatro universidades, como as que foram criadas agora.

Neste último dia de sua gestão na pasta, o ministro comentou o assunto:

“É um grande passo para o Amazonas que tem características geográficas específicas e necessita de um olhar de pesquisa, de ensino e de extensão específicos para o interior. Agora os nossos deputados federais e senadores deverão trabalhar em conjunto com outros estados que também estão sendo atendidos com esta proposta para a aprovação dentro do Congresso Nacional”, disse o ministro ao BNC.

Fonte: BNC AMAZONAS

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.