Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Parintins consolida queda dos números da pandemia da Covid-19

Semana foi marcada pelo baixo índice de internados, menos intubações e grande taxa de altas médicas.

A primeira semana de março finaliza em Parintins consolidando queda nos números da pandemia da Covid-19. O município chegou a 54 pacientes internados por covid-19, 104 a menos dos 158 no pico da pandemia nos meses de janeiro e fevereiro. Nesta sexta-feira (05), o hospital Jofre Cohen tem apenas um paciente intubado, quando na fase mais aguda da segunda onda, foram 13 pacientes em respiração mecânica.

A primeira semana de março finaliza em Parintins consolidando queda nos números da pandemia da covid-19. O município chegou a 54 pacientes internados por covid-19, 104 a menos dos 158 no pico da pandemia nos meses de janeiro e fevereiro. Nesta sexta-feira, o hospital Jofre Cohen tem apenas um paciente intubado, quando na fase mais aguda da segunda onda, foram 13 pacientes em respiração mecânica. Após intubado o paciente precisa ser urgentemente removido a Manaus e para facilitar esse transporte a Prefeitura tem realizado o frete de aeronaves praticamente todos os dias. Com a diminuição da intubações, também se reduz muito o risco de óbito para o paciente.

O prefeito Bi Garcia comemorou também o fato de nesta semana, o município ter começado a receber os primeiros equipamentos para montagem das 10 UTIs, proposta da sua gestão que conta com apoio da Câmara Municipal, Ministério Público e Defensoria Pública. “Até o mês de abril, receberemos todos os materiais para darmos início a implantação da alta complexidade no interior do Amazonas. Isso é ousadia em administrar, sabendo que a alta complexidade é de absoluta responsabilidade dos governos do Estado e Federal”, lembrou.

O prefeito concluiu solicitando a população o reforçar das medidas preventivas como o uso da máscara, álcool em gel, evitar aglomerações e manter o distanciamento. “Quero agradecer a população e também aos nossos profissionais da saúde que tem se mostrado guerreiros nesta batalha diária que é a pandemia da covid-19. Não podemos esquecer dos familiares que perderam seus entes queridos para este vírus maldito. A eles nossas profunda solidariedade”, finalizou.

 

Texto e Fotos: SECOM

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.