Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Parintins ganha mais uma premiação por sua atuação pioneira em telemedicina

Parintins mais uma vez foi destaque pelo uso da tecnologia de telemedicina durante Congresso Nacional realizado em Manaus. O município utiliza há 13 anos as ferramentas tecnológicas, sendo o primeiro em todo o território nacional a investir em um centro específico de telessaúde, localizado no bairro de Itaúna 2, ao lado do Centro de Saúde Irmão Francisco Galiani. Além do centro de telemedicina, a Prefeitura de Parintins inaugurou no mês de maio deste ano, a Sala de Estomaterapia que também utiliza tecnologia de videoconferência para tratar pacientes com feridas crônicas.

A utilização da telemedicina tem várias vantagens, especialmente a que o paciente possa ser consultado por especialistas de outros centros urbanos na sua própria cidade. No Congresso Nacional de Telemedicina do Amazonas representaram Parintins o coordenador do Centro de Telemedicina Rafael Prado, o secretário de saúde Clerton Rodrigues, a Rayza Wanzeller atuante no centro de telessaúde de Parintins e a assessora técnica de planejamento da Secretaria de Saúde, Daizes Pimentel.

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas Doutor Eduardo Costa fez um vídeo especial destacando o pioneirismo no município de Parintins em todo Brasil em investir em telessaúde e telemedicina. De acordo Cleinaldo que acompanha a atuação de Parintins desde a implantação do Centro de Telemedicina, a atuação do prefeito Bi Garcia, do coordenador Rafael Prado e toda equipe tem que ser destacado, assim como o apoio da Secretaria de Saúde. “Parintins tem muito a agradecer por este trabalho em telessaúde realizado e o Amazonas também. E nós da Universidade do Estado do Amazonas também somos muitos gratos por podermos trabalhamos juntos e trazer o recurso da Telemedicina melhorando a vida da população”, ressaltou o reitor da UEA.

O prefeito Bi Garcia agradeceu ao reconhecimento a uma ação visionária realizada há mais de 10 anos atrás, e que desde então já beneficiou milhares de pacientes que não tinham como se deslocar a Manaus e outros centros para buscar apoio especializado. “Na área da saúde, temos várias ações pioneiras, e o Centro de Telemedicina foi uma aposta acertada nossa, ainda no primeiro governo”, recordou o prefeito de Parintins.

Segundo o coordenador do Centro de Telemedicina de Parintins Rafael Prado, o reconhecimento que se faz ao trabalho desenvolvido no município se deve ao esforço de toda equipe, mas principalmente o investimento promovido pela gestão do prefeito Bi Garcia, Tony Medeiros e o apoio da Secretaria de saúde por meio do Secretário Clerton Rodrigues. “Todos os municípios estavam presente e mais uma vez Parintins foi destaque e continua como referência”, salientou.

Mensalmente, o Centro de Telemedicina da Prefeitura de Parintins promove mais de 130 consultas com especialistas. A sala de estomaterapia inaugurada no mês de maio, realiza pelo menos 300 curativos todos os meses em pacientes com pé diabético e outras feridas crônicas. A equipe é coordenada por Rafael Prado, médica Raysa Wanzeler, enfermeira Zenila Oliveira, Sabrina Brandão e Thainá Oliveira.

Márcio costa/Secom

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.