Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Prefeito de Barreirinha afirma que o Município está em alerta e preparado para agir contra o Covid-19

Glenio Seixas salienta o quanto é importante que a população fique alerta quanto aos cuidados que devem ser tomados para que se evite a contaminação.

A prefeitura de Barreirinha convocou na manhã desta quarta-feira (18), uma coletiva de imprensa para comunicar sobre as medidas que estão sendo tomadas para evitar a ocorrência do novo coronavírus (COVID-19), no território barreirinhense. O prefeito municipal Glenio Seixas, secretário de saúde, gestores da saúde, educação, e representante do Poder Legislativo participaram da coletiva, que teve como objetivo tirar as duvidas e esclarecer a população sobre as orientações de prevenção.

O Decreto de Emergência na saúde pública municipal, estabelece que, no prazo de 15 dias seja realizado o fechamento das escolas com suspensão das aulas, cancelamento de eventos públicos e privados, cancelamento de férias dos servidores da saúde e também, que funcionários acima de 60 anos de idade possam trabalhar por meio de home office (em casa), tudo isso para evitar aglomerações.

O prefeito Glenio Seixas, salientou o quanto é importante que a população fique alerta quanto aos cuidados que devem ser tomados para que se evite a contaminação. “Nós temos que estar antenado sobre a questão de ida e vindas de pessoas, viajando do nosso município e as que estão chegando”, disse.

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Leopoldo Tavares, estão sendo feitas fiscalizações em locais onde há aglomerações de pessoas, como é o caso de embarcações vindas de Manaus e de outras localidades. “Nós estamos fazendo a fiscalização não só nas embarcações que atracam na cidade, como também nos distritos. Temos equipes capacitadas nos distritos por onde os barcos deixam passageiros, e eles fazem a fiscalização se alguma pessoa tem sintomas de estar infectada”, comentou o coordenador.

Outras medidas como a fiscalização de hotéis e pousadas, orientando os proprietários para ficarem atentos com pessoas oriundas de outras cidades ou que tenham viajado para outros países, também estão sendo tomadas. Ainda segundo Leopoldo, está em fase final a elaboração de um plano de contingência do município, juntamente com a secretaria de saúde, coordenadoria da atenção básica do município e vigilância de saúde.

Durante a coletiva de imprensa, o secretário de saúde, Péricles Tavares, comentou que a prefeitura vem trabalhando com seriedade para monitorar se surgir algum caso suspeito no município. “A secretaria de saúde está tomando todas as medidas, dando todo o suporte para que caso haja alguma ocorrência no município, estaremos preparados para tomar todas as providências”, reforçou Péricles.

Até o momento Barreirinha não têm nenhum caso registro de pessoas infectadas pelo Covid-19, e ou testadas. No entanto, a Vigilância Sanitária do município realizou o monitoramento de uma pessoa que esteve na Ásia recentemente e ao chegar no Amazonas apresentou alguns sintomas, como quadro febril. As equipes médicas foram imediatamente acionadas e na manhã desta quarta, por meio de nota oficial, a Secretaria de Saúde deu como descartada tal suspeita.

Decom Bae

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.