Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Prefeito de Parintins reúne com sindicato dos professores municipais e apresenta análise financeira da Semed em relação ao FUNDEB

O prefeito Bi Garcia, acompanhado do vice-prefeito Tony Medeiros, do secretário de Educação, João Costa, reuniu nesta sexta-feira (18), com a diretoria executiva do Sindicato dos Profissionais e Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Parintins (Sinptempin) para esclarecimentos sobre a aplicabilidade pelo município dos recursos federais destinados para a educação municipal através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) referente ao ano de 2018.

Na reunião o prefeito Bi Garcia apresentou à diretoria do sindicato uma análise financeira realizada pela Secretaria Municipal de Educação com base em informações retiradas de relatórios de repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em relação ao FUNDEB, cujo valor é de R$ 67.280.067,00 (sessenta e sete milhões, duzentos e oitenta mil e sessenta e sete reais).

Desse total, de acordo com o prefeito Bi Garcia, R$ 49.594.106,79 (quarenta e nove milhões, quinhentos e noventa e quatro mil, cento e seis reais e setenta e nove centavos) foram usados para o pagamento dos profissionais do magistério, alcançando 73,71%, referente ao ano de 2018. Diante dos números apresentados não houve sobras para serem repassadas aos professores em forma de abono.

“Os abonos geralmente são pagos caso o valor total anual gasto com despesas de remuneração dos profissionais do magistério seja inferior ao percentual destinado aos pagamentos desses profissionais que é de 60% dos recursos recebidos. Todos os meus governos são caracterizados pela valorização da categoria e por isso sempre pagamos o abono quando houve sobra de recursos, sem precisar de pressão, explica Bi Garcia.

Sobre a reunião com o sindicato de professores, o prefeito avalia como positiva. Durante o encontro, Bi Garcia convidou membros da categoria a participarem de encontros junto à administração a fim de tirar dúvidas acerca do plano de cargos, carreira e salários dos docentes da rede municipal de ensino.

Secom Parintins

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.