Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Prefeitura de Barreirinha abre a semana do Índio com reinaugurações em comunidade indígena

A reinauguração do posto de saúde José Michiles e a entrega de novo grupo gerador tornou-se momento histórico para os comunitários da aldeia indígena Umirituba, localizada no médio Andirá e distante da sede cerca de 2h30min em lancha rápida. A unidade de saúde foi abandonada por gestões passada e agora voltará a atender os mais de 500 indígenas residentes no polo Umirituba e dará assistência também, a população de demais comunidades pertencentes a Terra Indígena Andirá-Marau.

A Prefeitura Municipal de Barreirinha, representada pelo prefeito Glenio Seixas, reuniu autoridades municipais, vereadores, secretários municipais, lideranças indígenas e os moradores para prestigiar o resgate de mais um prédio público. Durante discurso, Glenio Seixas, demonstrou felicidade no momento em que os tuxauas mencionaram as benfeitorias deixadas na terra indígena pelo ex-prefeito, Gilvan Seixas, pai do atual gestor.

“É uma satisfação imensa ver o legado deixado pelo meu pai, ex-prefeito Gilvan Seixas, ser erguido novamente. Foi uma tristeza imensa ver esse posto abandonado, sem utilidade e agora com a reinauguração, será totalmente funcional, estaremos cumprindo nosso papel com a saúde, mandando as equipes de saúde para trabalhar em períodos de 15 a 20 dias, para cuidar de nossos irmão indígenas, nosso governo vai cuidar bem de todos”.

O Posto de Saúde recebeu melhorias na estrutura física com adequações nas instalações elétricas, hidráulicas e estruturais. A população de Umirituba terá a partir de agora acesso facilitado a atendimentos médicos, odontológicos, realização de curativos e aquisição de medicamentos na farmácia da unidade.

Melhoria no fornecimento de energia elétrica em Umirituba

Seis longos anos sem o fornecimento de energia elétrica chegaram ao fim com a entrega de um novo grupo gerador para a localidade. O prefeito Glenio Seixas entregou uma máquina de 85 kVA, para suprir as necessidades dos comunitários, além disso, a equipe direcionada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), realizou reparos na rede de distribuição e instalou em 25 postes iluminação pública.

Nesta ação de entrega de geradores a Prefeitura já entregou somente na área indígena 08 equipamentos novinhos. As comunidades Terra Nova, Sagrado Coração de Jesus, São Raimundo, Terra Prometida, Ipiranga, Nova América, Monte Moriá e Umirituba, estão com o fornecimento de energia elétrica normalizada.

Confirmada a construção de 05 escolas na Área Indígena

Após encontro com o governador do Estado, Wilson Lima, o prefeito Glenio Seixas anunciou na tarde de ontem, dia 17 de abril, que as 05 escolas conquistadas junto a gestão do ex-governador, Amazonino Mendes, serão construídas na Área Indígena. Em junho do ano passado foi firmado um convênio junto a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), para que esses educandários pudessem atender a demanda existente naquela região.

Ao fim do anúncio, Glenio divulgou as comunidades que vão ser contempladas com as novas escolas. “Na última segunda-feira saiu a publicação no Diário Oficial do Estado e lá estava a lista com as localidades que receberão as escolas que é, Conceição, Santo Antônio, Curuatuba, São Raimundo e Limoal, independente de sigla partidária ou grupo político esta foi a garantia firmada pelo governador com o povo de Barreirinha, em especial os indígenas” , ressaltou Glenio Seixas.

Assessoria de BAE

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.