Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Prefeitura de Barreirinha comemora 33 anos da comunidade quilombola com implantação de estação de água tratada

A Comunidade Boa Fé, localizada no Rio Andirá, foi presenteada nesta quinta-feira, dia 05 de setembro, dia de comemoração dos 33 anos da localidade, com a inauguração da terceira de dez Estações Salta-Z, equipamentos adquiridos pela Prefeitura Municipal de Barreirinha, junto à Fundação Nacional de Saúde, (Funasa), para ofertar água tratada de graça para as populações tradicionais ribeirinhas do município.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, junto aos vereadores Ronan Barbosa, Vanderlan Cabral e Orlanildo Tavares, além de secretários e equipe de governo. Somente nesta localidade, 48 famílias terão acesso a água oferecida pelo sistema.

O Salta-Z é um sistema que transforma a água de Rio ou de poços artesianos em potável, graças ao sistema de filtragem composto por minerais como Zinco e Cálcio, que retiram as impurezas do líquido. Para o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, na implantação deste projeto, o município se destaca pela estrutura montada para comportar os equipamentos de captação e armazenamento.

“Deixamos um diferencial na estruturação do Salta-Z que já é destaque em nível estadual e nacional com a estrutura toda em concreto armado e estruturas metálicas para proteger esta obra de possíveis danos. O que eu peço dos comunitários é que usufrua desse bem precioso, mas que, cuide com carinho e atenção para ter maior durabilidade” , frisou.

Um marcante na solenidade foi a participação das senhoras Valdemira Pinheiro e a senhora Maria dos Santos. Dona Valdemira (86), agradeceu ao prefeito pela presença, pois a comunidade havia ficado esquecida pelo poder público nos anos anteriores. A emoção tomou conta de todos quando dona Maria Santos (76), entoou um louvor e recitou uma poesia de agradecimento ao benefício entregue para a comunidade.

Festividades de 33 anos da Comunidade Boa Fé

Desfile cívico para celebrar o aniversário da comunidade boa fé, 33 anos e o dia de elevação do Amazonas a categoria de província. Alunos, professores e servidores de 03 escolas da região quilombola do Rio Andirá participaram do evento. São Pedro, Boa Fé e Santa Tereza do Matupiri. Cerca de 200 alunos marcharam no circuito montado na rua da orla da Comunidade.

Fotos: Clemente Valente (agência Decom)

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.