Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Prefeitura de Barreirinha destina investimentos em saúde e no setor primário de Distritos

Os veículos doados a ambos Distritos devem dar suporte aos serviços prestados por diversas frentes atuantes nestas localidades, como ações de saúde, limpeza comunitária, na educação com suporte nas atividades dos educandários, entre outras.

Localizados na calha do Paraná do Ramos, Cametá e Santa Maria do Lago Preto, receberam na manhã desta quarta-feira (19), triciclos motorizados para auxiliar em serviços diversos desempenhados por lideranças comunitárias. A ação é realizada pela Prefeitura de Barreirinha, consorciada entre a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) e a Secretaria Municipal de Administração e Planejamento (Semap), que já entregou cerca de 14 unidades do equipamento, incluindo as regiões do Paraná do Ramos e Andirá.

Os veículos doados a ambos Distritos devem dar suporte aos serviços prestados por diversas frentes atuantes nestas localidades, como ações de saúde, limpeza comunitária, na educação com suporte nas atividades dos educandários, entre outras. O presidente de Santa Maria, demonstra satisfação pela chegada do equipamento e ressalta a importância que terá para os comunitários. “Fiquei satisfeito de receber junto com o ex-prefeito Gilvan Seixas este triciclo que vai ajudar muito a gente aqui da comunidade, a comunidade agora ganha um equipamento pra gente se locomover melhor e atuar mais próximo trabalhando em prol de todos, só tenho a agradecer a Prefeitura por lembrar de nós” , destacou José Luís Seixas.

Para o secretário interino de Produção e Abastecimento, Gilvan Seixas, os Distritos se expandiram e hoje necessitam de atenção especial em setores essenciais e oportunizar condições ao homem interiorano é fundamental. “Percebemos que nossos Distritos merecem ser assistidos de diversas políticas públicas e é isso que o atual governo municipal está fazendo. A entrega de implementos agrícolas e vinda de profissionais do corpo técnico da Sempa, expõe a nossa vontade em ajudar a desenvolver a agricultura e outras formas de produção da Zona Rural, primeiro passo a ser dado para retomar aquilo que iniciamos no passado e que ficaram esquecidas por oito anos” , enfatizou Seixas.

Com base no Plano Operativo para o desenvolvimento do setor primário, dando acesso aos insumos necessários para os trabalhos agrícolas na Zona Rural, foram entregues 15 triciclos motorizados, estes adquiridos junto ao Governo do Amazonas, por meio do Programa Terra Produtiva e ainda, por destinação de emenda do deputado estadual Belarmino Lins.

Saúde Ribeirinha

Ainda na manhã deste dia 19 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apresentou aos comunitários de Cametá do Ramos, dois profissionais de saúde que irão integrar as equipes de saúde ampliada da UBS Aida Marques. O médico Nayef Bandera e a fisioterapeuta Alcylene Seixas, foram apresentados pelo secretário de saúde Péricles Tavares, para a população reunida no Centro Social da localidade.

“Estamos trazendo esses profissionais para deixar uma cobertura mais eficaz nessa região, uma vez que não temos estrutura física em saúde na Vila Cândida e em Santa Maria, por exemplo. Com isso, deixaremos a disposição uma enfermeira também, que atenderá por 10 dias cada Distrito, prestando melhor assistências a este povo” , informou o secretário.

A estrutura de saúde em Cametá conta agora com um médico, três enfermeiros, um odontólogo, uma fisioterapeuta, técnicos de enfermagem e 15 agentes comunitários de saúde.

Foto: Clemente Valente

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.