Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Prefeitura de Barreirinha e Ifam alinham últimos detalhes para implantação da Instituição no município

De acordo com o prefeito, Glenio Seixas, o investimento em educação profissionalizante vai render grandes oportunidades para o povo barreirinhense.

A Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Educação (Semed), reuniu nesta terça-feira (27) com a equipe técnica do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Campus Parintins, para definir os últimos detalhes acerca da implantação do Centro de Referência da Instituição no município. Na ocasião, foi discutido como vai ser realizado o processo seletivo de alunos, os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), e início das aulas, que estão previstas para o mês de agosto.

De acordo com o prefeito, Glenio Seixas, o investimento em educação profissionalizante vai render grandes oportunidades para o povo barreirinhense. “Temos uma parcela de gratidão ao trabalho feito junto ao deputado federal, Átila Lins, que rendeu a instalação do Ifam em nosso município. Fomos agraciados por esse incentivo que facilitará o acesso à educação profissional e a qualificação em áreas importantes, neste momento, focado no setor primário”, disse.

A secretária interina de Educação destaca que inicialmente vão ser disponibilizadas 80 vagas totais para os cursos de Olericultor, Operador de Máquinas Agrícolas e Operador de Beneficiamento de Pescado. “Trazer esses cursos e o Ifam para Barreirinha é uma conquista significativa e de forte impacto na educação. Estamos concretizando um planejamento que é fruto de uma soma de esforços do poder municipal em parceria com uma instituição séria que abraçou nossa proposta”, enfatiza.

Conforme o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação do Ifam, Mizael Seixas, Barreirinha cumpriu todas as exigências da Instituição e está apta para o início das atividades. “Verificamos a condição das estruturas que o município oferece para funcionamento das aulas e funções administrativas, assim como as demais condições em relação a parceria que fomos 100% atendidos. Só temos a agradecer a prefeitura por todo suporte”, pontua.

O coordenador da implantação do Centro de Referência, Marcus Cursino, afirma que o edital de seleção dos candidatos aos cursos deve ser lançado no mês de junho. “Estamos trabalhando na parte burocrática, definindo o período de processo seletivo e início das inscrições que, conforme decidimos hoje, vão ser de forma online e presencial”, explica.

Em todo Estado, Barreirinha é o segundo município a ser contemplado com um Centro de Referência do Ifam, um primeiro passo para a futura implantação de um Campus, e posteriormente, com ofertas de novos cursos conforme as demandas locais.

 

Decom da PMB

Fotos: Divulgação

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.