Parintins em Destaque
O Jornal Popular da Ilha

Prefeitura de Barreirinha realiza busca de criadores de abelhas na região do Paraná do Ramos

A busca iniciou na sexta-feira (14), no Distrito de Cametá do Ramos.

A Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), está realizando levantamento de criadores de abelhas sem ferrão, com visitas técnicas em localidades onde há demandas de produtores. A busca iniciou na sexta-feira (14), no Distrito de Cametá do Ramos.

O objetivo é cadastrar os criadores de abelhas nativas para a regularização da atividade junto aos órgãos competentes, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Cadastro Técnico Federal (CTF) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

 

De acordo com o secretário da Sempa, Kennedy Andrade, a medida se faz necessário para que os produtores locais possam melhorar suas produções e assim atender às necessidades do mercado. “Precisamos preparar nossos meliponicultores para demanda crescente do mercado local e exterior, com qualidade no processamento do mel e melhorias na qualidade em todas as etapas de produção. Hoje a Sempa, por meio de seu corpo técnico, vem realizando capacitações periódicas através de assistência técnica e extensão rural, fornecendo caixas racionais, palestras e dias de campo”, disse.

No Distrito de Cametá do Ramos foram realizados 20 cadastros, identificando duas espécies de abelhas criadas de forma racional, a Melípona compressipes (Uruçu – Cinzenta) e Melípona seminigra (Uruçu Boca de Renda). No banco de dados da secretaria existem mais de 40 criadores de abelhas de espécie Indígena, divididos nos Distritos de Vila Cândida, Cametá do Ramos, Terra Preta do Limão, Laguinho do Andirá, Matupiri e em áreas periurbanas do município de Barreirinha.

 

Decom BAE

Fotos: Divulgação

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.